Saturday, August 7, 2010


Cairo, dia 7 de Agosto, 2010


Rendida.


Viver no Egipto significa caminhar, diariamente, entre dois mundos diametralmente opostos.

A cultura e mentalide locais nao possuem praticamente nada em comum com a cultura que trago de Portugal ou Espanha e vejo-me , desesperadamente, entre a espada e a parede em situacoes que nao sei como resolver.


Nada do que se aplica aos padroes que trago comigo podem explicar o comportamento e forma de viver dos egipcios e dos arabes com quem lido.

O processo de adaptacao pode ser enriquecedor mas, muito potencialmente, enlouquecedor.

encontro-me no limiar da loucura muito mais vezes do que qualquer outro ser humano que conheca...rasgar com padroes mentais podera ser positivo mas conseguir integrar o que INTERESSA e deitar para o lixo aquilo que lhe pertence passa or um esforco continuo brutal...por vezes, sinto-me exausta.


Para escapar a demencia precoce, tento resgatar rituais e habitos do dia-a-dia que me mantenham com os pes colados ao chao.

Na procura desses gestos que me salvem da loucura, encontro perolas como estas:


1. Um SPA tailandes com profissionais a serio que nos cobrem de aromas e delicadezas tais que o Paraiso comeca a parecer-nos tao perto...Chama-se MANUELA SPA e fica na ruidosa zona de Mohandesin.


2. Mais uma livraria em Zamalek onde encontro um cafe moccha de morrer, a minha agua Evian (queridos patrocinadores!!Alo,Alo!!!), revistas como a Oprah, a Vogue e a Times e livros deliciosos que me fazem esquecer a pilha de muitos tomos que la estao em casa, a espera para serem lidos.


3. Cinema no Nile Mall, no Corniche/marginal de Shobra. Filmes egipcios e estrangeiros exibidos em salas super confortaveis onde me evado, sempre que o trabalho mo permite.


4. Restaurante Casper and Gambini's onde se encontram saladas gourmet de comer e chorar por mais (rucula, tomate fresquinho, salmao, batatinhas no forno e outras iguarias juntas num mesmo prato!) e uma sopa de cogumelos que me faz esquecer todos os stresses desta vida e das encarnacoes que estao por vir...ah...delicioso....


5. Piscina do hotel Marriott, mesmo por tras da minha casa. Embora esteja povoada de criancas arabes com os bons modos de um urso das estepes e de homens babados que nunca viram uma mulher de bikini, continua a ser AGUA e SOL....e, no meio deste calor abrasador , isto basta para ignorar os mirones e os putos mal educados. Um livro, um chapeu de sol, a minha Evian na mao e la vou eu...abstarindo-me de tudo e todos...
6. Passeios de felluca (barco tradicional do rio) no Nilo ao por do sol ou a noite, la para a 1.00h da matina quando a cidade explode de luzes e cores...


Rendida aos pequenos luxos que esta cidade oferece, na tentativa de nao perder a cabeca tentando entender e adapatar-me a (i)logica do meu querido pessoal do lado de ca!

2 comments:

  1. AHAHHAHHAHHAHA Só tu Joana é que me fazias rir no meio de uma constipação brutal: "criancas arabes com os bons modos de um urso das estepes" KAKAKAKAKAKAKAKA. Por outro lado fico aliviada em saber que no dia em que for ao Egipto sempre posso usar bikini. Esta foi sempre uma dúvida que eu tive, como é que uma pessoa vai à praia no Egipto? Vestida não pode ser?! Confesso que fiquei em panico a tentar resolver esta situação pois para quem quer ir aí, e eu penso fazê-lo durante uns tempos, deve ser um pouco complicado gerir ocasiões análogas a esta.

    ReplyDelete
  2. Oi,minha querida...ainda bem que te riste.Bom sinal! A realidade de ca suplanta o melhor filme de Almodovar. Sim, pode usar-se bikini em determinados locais orientados para o tursimo de estrangeiros.Se fores a uma praia baladi com egipcios, o panorama muda radicalmente. Pode ser que nao te prendam, como na Arabia Saudita, mas fazem-te sofrer as consequencias da ousadia e tratam-te como se fosses um extra-terrestre acabadinho de chegar de Marte.Viver por ca tem destas maravilhas!!!:)

    ReplyDelete