Tuesday, May 17, 2011



Cairo, dia 17 de Maio, 2011






Das guerras religiosas e outras patetadas!









-Sabe, menina, nós agora só queremos trabalhar e cuidar das nossas famílias mas parece que há imensa gente sem futuro que nao quer que outros o tenham. A Revolucao teve o seu tempo e a sua razao de existir mas agora criou-se apenas o caos...já nada disto tem a ver com o melhor que queremos para o Egipto! - Queixou-se o taxista que me levava a uma "milonga" em Heliopolis.


Todos os dias, surgem novas manifestacoes e batalhas de rua improvizadas entre muculmanos e cristaos. Todos os dias, nasce uma nova história shakespeareana que conta a paixao tumultuosa e inaceitada entre um rapaz cristao e uma rapariga muculmana ou vice-versa.

Todos os dias se ouve de mais uma igreja queimada ou de tiroteios entre pessoas de religioes diferentes (nao só cristaos e muculmanos mas outras minorias religiosas que encontram, neste momento, a oportunidade para se fazer ouvir).


E tudo isto cansa. E muito!

Nem se trata apenas do conflito que se perpetua sem razao mas do facto de vermos como existe tanta ignorancia e maldade, tentando sabotar o propósito inicial e justo da Revolucao Egípcia.

O Egipto viveu, desde sempre, com a existencia de várias religioes. É certo que essa convivencia nem sempre foi pacífica e que o país e suas leis sao, há muito tempo, orientadas para a religiao maioritariamente praticada (Islao) mas nem essa domincao pode impedir a convivencia de credos diversos sob o tecto divino de um Egipto antigo que sabe, embora o tenha esquecido, o verdadeiro significado da palavra RELIGIAO.


Surpreendente e ridículo que, no meio de uma brutal crise política e económica, muitos egípcios se ocupem em criar distúrbios gratuitos e usem a diferenca religiosa como desculpa para impedir que o país se reconstrua e siga adiante com a prosperidade já há tanto adiado e tao merecida!


Apetece dar um par de estalos a tanta ignorancia e dizer em voz bem alta :

"Nao sejam tamanhos empata F......., por amor de todos os Deuses, Profetas e Conviccoes!"

2 comments:

  1. Cuidado, pois no islam maomé até assassinou allah.

    ReplyDelete
  2. Eu diria!
    Cuidado, pois a estupidez e a ignorancia assassinaram o futuro da Humanidade.
    J.

    ReplyDelete