Saturday, June 27, 2009

Cairo, dia 10 de Junho, 2009

“Dia de Portugal no Cairo – tarde com o meu querido amigo Mahmoud Reda”

Tenho descoberto imensas coisas nestes últimos anos e, principalmente, desde que deixei Portugal e me lancei nesta monumental empresa de viver e construir uma carreira no Egipto!
Aprendi que a VERDADE não é uma só e possui várias faces. Aprendi que somos imperfeitos e que as falhas são algo com o que temos de conviver, sabendo perdoar aos outros e a nós próprios. Aprendi que existem muitos caminhos para se ir dar ao mesmo local e que a Vida nem sempre recompensa os justos e os persistentes mas ninguém foge a uma missão que lhe está destinada.
Aprendi que não se pode confiar na boa fé e boas intenções de toda a gente, que a confiança e a nossa casa é uma parte íntima de quem somos que devemos partilhar apenas com quem nos quer bem de verdade.

Aprendi que são aqueles que se assumem como nossos inimigos que mais nos empurram para a frente e nos fazem crescer. Os confrontos podem ser imensamente produtivos se soubermos ser criativos e jamais perder tempo com cobiças, ódios inúteis e ressentimento.
Aprendi que existem muitos tipos de amor e um deles é reservado para os amigos da alma. É esse amor que sinto pelo meu amigo – e professor e companheiro de “galhofa” – Mahmoud Reda.
Aproveitei o dia que tinha livre para passar com o Mahmoud, uma vez que o meu trabalho constante – pelo qual agradeço a Deus! – me impede de o ver com a regularidade que eu desejaria.
Além do nosso almoço da praxe encomendado do restaurante “Flying Fish” (este nome só podia ter sido posto por egípcios!) partilhámos coreografias, planos para os próximos workshops e o filme “Singing in the Rain” com o grande Gene Kelly, um dos meus bailarinos favoritos de todos os tempos!
Sendo eu uma bailarina profissional e amante de musicais, confessar que só agora vi este clássico do início ao fim é uma vergonha mas é a verdade.
Ter visto o filme com o Mahmoud ao meu lado é uma experiência que eu sei que ficará no meu coração para sempre. Tenho consciência que o Mahmoud – como todos os que amo – não é eterno mas eu quero acreditar que é. Sei que, anos – muitos, muitos – anos mais tarde, olharei para trás e sentirei uma imensidão de saudades dele e de tantos momentos inesquecíveis que passámos juntos. Tenho consciência do privilégio que é ter passado uma tarde como esta durante a qual comentámos as nossas cenas preferidas, rimos nas mesmas partes parvas e dos mesmos “gags” cómicos e suspirámos pela beleza e talento do maravilhoso Gene Kelly!

Não sou indiferente ao facto do Mahmoud, ele próprio, ser um génio criativo com um peso incomensurável na história da Dança e do Folclore Egípcio. Sei quem ele é para o mundo e orgulho-me dele como se me orgulhasse do meu próprio pai ou avô mas aquilo que eu mais abençoo é este amigo, esta pessoa simples e generosa por trás da lenda que é e que me aceita como sou, me compreende e partilha esta paixão comum da dança e da BELEZA.

A tarde em que vi o filme “Singing in the Rain” com o meu querido Mahmoud...não a esquecerei. Quem mais poderia compreender quando eu grito ou suspiro gravemente ao ver um detalhe de um passo que o Gene Kelly acabou de executar?! Quem mais se ri comigo dos mesmos detalhes que passam despercebidos aos comuns dos mortais?!
Adoro-te, Mahmoud. E, embora não saibas português, sabes que te adoro e isso é o mais importante.

No comments:

Post a Comment