Monday, June 29, 2009

Cairo, dia 29 de Junho, 2009

“Quando a Arte e o Comércio desmedido andam de mãos dadas...
Festival Ahlan Wa Sahlan e Dina no seu pior


*** Ainda estou em choque com a noite de ontem.
Assisti a mais uma gala do Festival “Ahlan Wa Sahlan” no hotel Mena House e, apesar de reconhecer o mérito da senhora Raqia Hassan que teve a coragem, a força e a inteligência para erguer um império e espalhar a Dança Oriental pelo mundo, não posso deixar de me entristecer com o caminho exageradamente mercantilista que o evento está a tomar.

*** As actuações e até muitos dos workshops ministrados no Festival são pagos à organização do mesmo que, em troca de dinheiro e serviços gratuitos, promove “professores” e “bailarinos” que de profissionais têm pouco. Marketing que se vende bem caro e ausência de critério na escolha de quem ensina ou se apresenta em espectáculo num dos Festivais Mundiais do Cairo!
Em troca de um palco com o nome “Ahlan Wa Sahlan Festival” no fundo do mesmo, muito dinheiro rola por baixo da ponte e assim se destrói muito do trabalho já feito pela própria Raqia Hassan que tanto contribuíu para dignificar a Dança Oriental no mundo. Existem contradições que não entendo.

*** Espectáculo da Dina e de um dos seus clones (Dalila):
Nem sequer me vou alongar neste comentário porque a minha opinião é tão negra que talvez manche toda esta página que agora escrevo.
Primeiro “espectáculo” da noite (Gala de Professores e Alunos, não entendi bem de quem...) com Dalila. Autêntico clone de Dina totalmente desprovido de técnica, originalidade, talento ou alma. Sem mais comentários.

Dina!
Mais uma vez, sem grandes comentários. Como resumir o que penso?!
Dina caminhando no palco, mãos na boca, expressões pseudo-sexys e muito, muito pouca dança. Plus, nenhum sentimento.

*** Assisti à Gala na esperança de ver e gravar as actuações de dois amigos meus mas, devido à aparição repentina de Dina, estes não actuaram.

*** Noite muito confusa (deixou-me atordoada) e triste para mim.
Onde está a ARTE? Para onde caminha a Dança Oriental se o maior Festival Mundial de Dança Oriental do Cairo se digna a apresentar uma gala assim, funcionando mais como uma máquina de marketing do que como um evento de divulgação e evolução desta arte que tanto amamos?!

No comments:

Post a Comment