Saturday, June 27, 2009


Cairo, dia 25 de Maio, 2009


“1º GRANDE WORKSHOP MINISTRADO POR JOANA S. NO CAIRO

Dias 25,26,27 de Maio e 1,2 e 3 de Junho PLUS Workshop intensivo de dia 8 de Junho até ao final de Julho (2ª e 4ª feiras, das 12.00h às 13.00h)”

Foi com um enorme prazer que acumulei à minha actividade de espectáculos mais um desafio que tinha rejeitado desde que deixei Portugal: ensinar regularmente Dança Oriental no Cairo.
O convite partiu de uma amiga minha brasileira – querida Perereca, maravilhosa!!! – e tenho de dizer que foi um presente/oportunidade maravilhosa que só uma verdadeira amiga me podia oferecer.


O grupo com o qual comecei hoje a trabalhar é amoroso e muito empenhado e eu estou em extâse só de pensar nas imensas possibilidades e instrumentos de ensino disponíveis aqui no Cairo. Assim que dei o primeiro passo na aula de hoje, a minha mente começou a voar e a excitação de poder fazer algo de qualidade e originalidade na minha área deixou-me, como sempre, entusiasmada e com vontade de agarrar o mundo com as mãos! Os alunos poderão vir ver os meus novos espectáculos, poderei levá-las a um costureiro de trajes de dança, a um concerto de música árabe clássica, a um espectáculo de folclore, uma viagem de estudo ao Luxor...temos uma filmografia e discografia imensa à nossa disposição e todo o tipo de experiências que só o Egipto nos oferece e que tanto enriquecem a nossa aprendizagem.
Nada como o arrancar de um novo desafio para voltar a acender o fogo da minha vontade e da fé que trago cá dentro.


O centro cultural onde iniciei as minhas aulas encontra-se num bairro verdejante da zona de Maadi – onde resido – e é composto de um ginásio, salas variadas onde decorrem todo o tipo de aulas e cursos (danças, culinária internacional, artesanato, etc), uma loja com artesanato local produzido por comunidades beduínas, uma biblioteca, uma cafeteria com chás fantásticos e uma zona exterior com mesas e cadeiras cobertas por trepadeiras que nos protegem deste sol de Verão escaldante que já se faz sentir. Este é um lugar que eu frequentaria, mesmo que não aí desse aulas!


Confesso que estou apaixonada! A direcção do centro é totalmente estrangeira e, apesar de eu saber que soa muito mal afirmá-lo, devo admitir o meu alívio por saber que estou nas mãos de europeus e americanos cuja forma de trabalhar e ritmo de produtividade se aproximam aos meus. Quando já tenho de lidar 24 horas por dia com egípcios e árabes num trabalho como o meu – não me escapo, mesmo que quisesse! – sabe bem comunicar com pessoas com as quais tenho mais em comum e a quem posso compreender facilmente sem tantos equívocos, meios entendimentos, mensagens codificadas, enigmas de comportamento e mentalidade que eu não consigo compreender nem explicar....ufff! Por menos diplomático que seja, sei que o CSA é uma ilha povoada de estrangeiros e essa uma das razões decisivas pelas quais aceitei este desafio!


Adoro diferenças e choques culturais que me levem a reavaliar a minha própria forma de pensar e ser mas dou graças a Deus por ter a oportunidade de me evadir em locais como estes onde se ouve falar inglês, árabe, francês, italiano, chinês, japonês, filipino, espanhol (os idiomas que já apanhei!) mas, no fundo, o ambiente é ocidental com tudo o que isso tem de positivo. Um oásis neste deserto de loucos e figuras inesquecíveis que é o Cairo!

No comments:

Post a Comment