Monday, June 29, 2009



Cairo, dia 24 de Junho, 2009

“As várias noites do Cairo – Nilo e Show de Derviches seguido do polémico “Moulid” de Sayeda Zeinab...”

*** Continuo nas minhas peregrinações nocturnas pelo Cairo, tirando o máximo proveito das minhas raras noites livres...jantares com amigos e outros artistas na baixa da cidade e em casa de egípcios generosos que me empanturram com os meus pratos preferidos, passeios no Nilo em barcos iluminados de forma “kitch” e com musiquinhas irritantes dos tops populares do Egipto, concertos e uma visita ao famoso “Moulid” de Sayeda Zeinab, numa das zonas mais fascinantes e perigosas do Cairo (Cidade dos Mortos).

*** Como um pássaro – livre, sempre livre! – movo-me de um extremo ao outro, de um universo ao seu oposto e sempre com o mesmo respeito e interesse porque a riqueza do que se observa está, em grande parte, da capacidade do olho que se lhe dirige.

*** Noite 1 : Jantar com amigos e passeio no Nilo com direito a bebidas alcoólicas das quais não usufruí, uma vez mais...o apelo do proíbido é irresistível. Apesar de ser proíbido o consumo de bebidas alcoólicas no Cairo, existem vários estabelcimentos com “licenças” (leia-se “subornos chorudos”) para vender o bem proíbido. O egípcio comum evade-se com a música, o sexo ilícito e o haxixe. O estrangeiro ou o egípcio “estrangeirado” procura as suas crevejas e o seu bom vinho e sempre o encontra.
Os meus amigos levam cervejas para o barquinho que nos leva por um passeio “naif” no Nilo onde, depois das 1.30h da manhã, estes barcos não podem circular.
Bancos de madeira cobertos de tecidos berrantes e sujos e um rádio de carro fazendo as vezes de uma aparelhagem de som que projecta músicas tontas e anima o pessoal, “baladi style”!
Depois de dançar e rir muito em pleno Nilo – sendo olhados de lado por egípcios que passam noutros barcos e que vêm a dança em locais públicos como algo de mau tom e próprio de bárbaros sem educação.

Procuramos um “night-club” na baixa da cidade que nos mostre uma paleta suficientemente interessante de personagens que nos encha a imaginação nos próximos dez anos. Entramos em dois locais nocturnos tão mauzinhos, tão mauzinhos que nem a bailarina de peruca cor-de-laranja e tacões “Drag Queen Tânia Vanessa” nos convence a ficar, suportando o mofo, mau cheiro, chá amargo e clientela para lá de rasca que povoa aqueles espaços. Mais vale ver um filme do Pedro Almodóvar (e poupamo-nos o embaraço de ter de partilhar o night-club com os habituais exércitos de baratas que dão côr à casa).

Detalhe comovente e revoltante da noite: Enquanto nos dirigíamos para um restaurante na baixa da cidade, fui abordada por uma menina que devia rondar os 7 anos de idade. Ela pediu-me dinheiro e ofereceu-me beijos e bajulações, até que eu me ajoelhei e calmamente lhe perguntei, olhos nos olhos:
- Não devias estar em casa com os teus pais?! O que faz uma menina tão pequena a esta hora na rua?
- Tenho de levar 35 libras ao senhor senão ele fica zangado. – Respondeu ela sem hesitar e com um óbvio terror nas faces queimadas pelas ruas cruas do Cairo.
- Que senhor? O teu pai? A quem tens de levar dinheiro?! – Lancei eu, antes que tivesse tempo de pensar e recear responder ao meu súbito inquérito.
- O senhor. Ele zanga-se se eu não levar o dinheiro. – continuou ela como que em piloto automático e fixando o chão.
A esta altura, um dos meus amigos perguntou-lhe se podia tirar uma fotografia minha com ela mas a menina gritou com terror e disse, categoricamente, NÃO!
- Porquê?! – Perguntei eu.
-Vocês vendem estas fotografias aos jornais e depois o senhor zanga-se comigo.” Persistiu ela, decidida a não se deixar fotografar e, imeditamente, mudando de ideias quando o meu amigo lhe mostrou uma nota de 5 libras egípcias e lhe assegurou que as fotos não eram para jornais.

O que mais me impressionou foi o medo que esta criança alimentava em relação àquele que é o seu proxeneta (existem máfias de tráfico e exploração de crianças por todo o Cairo), a sua consciência do que é certo e errado (tendo noção de que a imprensa internacional condena aquilo que lhe estão a fazer e temendo represálias por se expôr a uma câmara) e a forma como ela me propôs em casamento quando eu a abracei e lhe fiz uma festa na cabeça.

- Caso contigo. Leva-me para tua casa. – Disse-me ela, embevecida como um cordeiro bebé depois de a ter acariciado.
- Casas-te comigo?! Mas tu és menina e eu sou menina! Como vamos casar?!” – Respondi eu, indo ao encontro do tom e de cócoras, de forma a me sentisse em sintonia com o seu mundo.
- Não importa. Eu não preciso de ser teu marido. Posso dormir aos pés da tua cama! Leva-me contigo...– concluíu ela, nitidamente desejosa de ser levada dali para fora para uma realidade longe daquela que conhece.

Dei-lhe rebuçados e algumas moedas, alguns beijos – que tiveram o efeito que os rebuçados e o dinheiro não tiveram – e despedi-me dela com um aperto no coração. Sei que alimentei um pouco mais um círculo vicioso que contribui para a exploração destas crianças mas também sei que será agredida, caso regresse a casa sem dinheiro. O “senhor”, seja lá quem for o atrasado mental, não perdoará que ela regresse a casa de mãos vazias nem sonha que, por momentos, aquela menina a quem trata como uma máquina sabe Deus de quê, se sentiu humana porque houve alguém que ousou dar-lhe um abraço e passar-lhe a mão pela cabeça.


Terminamos a noite dançando em casa do Mohamed. O porteiro tem uma noite em cheio com o pessoal que chega ao prédio e com a música que sai do apartamento do meu amigo.

*** Noite 2 : Show de Derviches e Moulid Sayeda Zeinab

*** Pergunto-me como é possível que eu nunca tenha visto este espectáculo?!
Há vários anos a esta parte, o Ministério da Cultura (naquilo que foi um ataque súbito de loucura abençoada) subsidiou e promoveu um espectáculo de Derviches e música sufi egípcia no coração do Hussein (mercado de Khan El Khalili) e no seio quente de um palácio para lá de belo chamado “El Khoury”.
Poucas coisas me tiram o fôlego e já vi tanta porcaria na área da dança e música orientais que penso, à partida, morrer de tédio sempre que vou ver um espectáculo comercial mas esta foi uma excepção total à geral onda de facilitismo e pobreza artísticas do meio em que me movo.

Música sufi do melhor com músicos fantásticos e individualmente talentosos e carismáticos.
“Tannoura” ou dança dos derviches de uma tremenda beleza e carga espiritual, contrariando a minha opinião em relação a todos os espectáculos comerciais do mesmo género que tenho visto no meio ou depois dos meus próprios espectáculos ou no trabalho de outras bailarinas.
Retirada do seu contexto espiritual, a “tannoura” (que significa “saia” ) perde todo o seu significado e transforma-se num simples exercício visual durante o qual um homem – geralmente – gira sobre si mesmo sem parar exibindo uma ou várias saias multicolores e criando efeitos com as mesmas. Qual o interesse? Qual o significado?! Sempre me escapou...excepto quando vi este espectáculo no palácio já de si mágico e me apercebi que o giro sufi pode ser usado como uma forma de meditação – libertação do ego-mente - e símbolo do movimento perpétuo da Terra e do próprio sistema solar.
Lindo, luminoso e extremamente bem coordenado.
Existem duas ocasiões opostas durante as quais me poderão ver de boca aberta (sem que eu mesma me dê conta disso!): quando vejo algo absurdo de tão mau que é ou quando me deixo deslumbrar por algo maravilhoso (como acontece às crianças, habituadas a perder o pio face a emoções fortes).
Permaneci boquiaberta pelas melhores razões possíveis.

Todas as 4ª feiras e Sábados, pelos 20.00h no Palácio “El Khoury”, Hussein.
A não perder!

*** “Moulid” de Sayeda Zeinab

Entrando numa das zonhas mais pobres e perigosas do Cairo – cidade dos Mortos- não pude deixar de notar como, cada vez mais, este povo necessita algo a que se agarrar e em que ter fé para fazer face às incertezas do Futuro e terríveis dificuldades do Presente.
A religião oficial – muçulmana – e prevalecente sempre esteve contra outras manifestações religiosas ou espirituais mas o Egipto gaba-se de ser uma nação multi-racial-religiosa-cultural e, devido a isso e ao desejo do povo que não permite que apaguem certas tradições milenares, os “Mawalid” (plural de “Moulid” continuam a existir, acesos no coração dos crentes no mundo do lado de lá...).

Os “Mawalid” são aniversários de figuras centrais da religião muçulmana mas a forma tendencialmente profana como são festejados dá-lhes uma conotação negativa, sendo considerados pela maioria dos egípcios como manifestações populares dos mais pobres e ignorantes.
Existem vários “Mawalid” mas um dos mais conhecidos do Cairo é este, onde venho parar pela terceira vez, dedicado a Sayeda Zeinab (filha do profeta Mohamed) e celebra-se com música de transe e dança repetitiva (balançando o corpo inerte de um lado para o outro com a cabeça pendurada e já perdida como uma pêndulo que perdeu o norte e o sul).

Existe nestas celebrações uma componente sufi bastante forte e é ela que justifica a utilização de música e dança catárticas como forma de comunicação com Deus.
A religião muçulmana praticada pela maioria dos crentes opõe-se a qualquer actividade que permita ao ser humano evadir-se e perder-se da sua própria mente (como a música, dança, bebidas alcoólicas e drogas, paixões de todos os géneros, amor pelo sexo oposto). As facções sufis que saem da ordem geral desta religião permitem e encorajam o uso destas artes – música e dança – como forma de ligação ao Divino e, por isso, são olhadas de lado pelas autoridades religiosas e poder instituído.

Detalhe escabroso: Fui apedrejada duas vezes nas costas porque trazia vestida uma blusa que mostrava os ombros. Resultado da ignorância, pobreza material e de espírito e repressão.

Detalhe apetitoso: Uma personagem que eu reencontrei, pela terceira vez, neste vasto mundo do “Moulid” de Sayeda Zeinab. Um homem com uma cobra de estimação a quem dá de beber como se fosse uma mãe amamentando o seu filho, introduzindo a cobra na boca e assustando os transeuntes mais vulneráveis.

Detalhe amoroso: Crianças que me “descobriram” e a mim se colaram, abraçando-me, beijando-me, observando-me como se eu fosse uma relíquia e com quem tirei fotografias e falei sobre assuntos do “Arco da Velha”. Uma das meninas foi a casa buscar um frasco de perfume para me oferecer (será que estava tão pestilenta que a criança não pôde conter o impulso de me oferecer um perfume?!) e todas ficaram histéricas quando eu me atrevi a fazer um movimento mínima de ancas ao som da música que vinha do interior de uma das casas com janelas escancaradas. Para elas, esta foi noite de Natal (embora, como muçulmanas, elas nunca o festejem).

Detalhe informativo: Dita as regras de cortesia dos “Mawalid” que os transeuntes deverão ser convidados a participar nos rituais de transe e aos mesmos devem ser oferecidas bebidas – chá, água, refrescos – e comida, se disponível.

*** Noite intensa e cheia de observações que usarei directamente no meu trabalho. Toda a movimentação ligada aos rituais de transe se prende com essa necessidade básica de nos evadirmos de nós mesmos e da nossa realidade material, viajando para outras dimensões. Já está incorporado no meu reportório de dança...e assim se evolui e aprende...

No comments:

Post a Comment