Saturday, June 27, 2009






Cairo, dia 31 de Maio, 2009


“Novo amor – directamente das ruas do Cairo para o meu coração...”

Anuncio a entrada de mais um anjo na minha casa e, alas, na minha vida!
Chama-se “Kenzi” (quer dizer “meu tesouro” , em árabe) e beijou-me as mãos assim que me aproximei dela pela primeira vez.
Encontrei-a com uma patinha partida no jardim do CSA, o instituto onde comecei a dar aulas e apaixonei-me pela sua doçura e alma bonita.
Coincidentemente, uma senhora da Associação Protectora dos Animais aqui do Egipto assistiu ao início deste amor e perguntou-me se queria ficar com a gatinha e tirá-la das ruas (expressão bombástica que me feriu o coração de imediato).
- O meu único problema são as viagens. Sempre que me ausento do Egipto, não tenho quem fique com ela e já tenho uma gata que viaja comigo. Não posso viajar com dois gatos no avião e não tenho coragem de deixar um animal meu num hospital ou estalagem onde eles são mantidos em gaiolas e tratados de forma duvidosa.
- Se o problema é não ter quem cuide dela quando viajares, eu comprometo-me a cuidar dele sempre que necessites. – concluíu a senhora, anulando a única razão que eu tinha para não levar a “kenzi” comigo.

Patinha tratada. Gordinha que nem um elefante hindú e muito arisca. Provoca a “Sweetie” – rainha da casa que agora terá que partilhar com a nova irmã adoptada – e demonstra um fascínio imenso pela máquina de lavar a roupa. Vê-se reflectida no vidro da tampa da máquina e assanha-se face ao seu próprio reflecto. Adora festinhas na barriga – sempre inchada de tanto comer! – e tenta brincar com a “Sweetie” que, pouco a pouco, cede aos encantos da bebé da rua.

Ter trazido mais este ponto de luz para dentro da minha casa é, para mim, uma oferenda de Deus. Teoricamente, sou eu quem a está a ajudar porque evitei que vivesse na rua e lhe dei casa, conforto, comida, protecção, cuidados de saúde e amor mas vejo-a como uma benção que vim acrescentar à minha vida, ao meu interior, ao meu vasto e profundo mapa de afectos onde cabem pessoas, animais, locais, músicas, jardins, entardeceres com pôr-do-sol flamejante e até ventos.

“I am in love...”

No comments:

Post a Comment