Saturday, June 5, 2010


Cairo, dia 5 de Junho, 2010

In vino veritas

Os romanos tinham razao, ai tinham, tinham...
Sendo uma radical anti-alcool (jamais bebo algo que tenha alcool), ja me habituei a permanecer totalmente lucida (talvez demasiado) enquanto outros a minha volta se soltam e revelam com umas cervejinhas e coiso e tal.

Fantastico tudo o que o alcool liberta nas pessoas. E eu na plateia, a assistir.:)

Ontem a noite, no meio de uma noite de copos entre amigos e conhecidos do mundo da danca oriental (nao posso mencionar nomes concretos), eu assisti - uma vez mais - a uma licao de como tudo funciona neste meio em que me movo.
Verdade, verdadinha: eu tenho compensado a falta de jeito para promiscuidade com talento e trabalho arduo mas, no fundo, sei que as estrelas se fazem atraves da caminha de uns e outros (que os conheco bem!).

Entre um vodka e um whisky, pude recolher os seguintes conselhos de uma pessoa poderosa do meio da Danca Oriental:

1. Devo despir-me mais. Sim, leram bem. Segundo este senhor entendido na materia (entendido, sim!!!), eu sou demasidado conservadora em palco e nao mostro carninha suficiente. Explicou-me - bendito whisky!- que mais de metade do publico vai com a esperanca de ver-me o corpo e nao a minha arte (grande balde de agua fria...enfim, ja estou habituada!).

2. Sou demasiado conservadora no vestir e na forma como lido com os clientes e lideres de turismo que trazem os turistas e locais ate ao meu espectaculo. Segundo a sua opiniao, eu nao falho como bailarina mas sim como a pessima RELACOES PUBLICAS que sou. Traducao: nao sou amiguinha do pessoal que interessa, nao recolho os numeros de telefone dos senhores que me trariam mais trabalho e fama e nao saio com uns e com outros (os que interessam, claro!).

Mesmo sem beber alcool, quem comecou a sentir-se enjoado ate as entranhas foi eu.
Afinal, a minha profissao resume-se a uma palavra singela: ARTISTA.
Nao sou prostituta, relacoes publicas, streap-teaser nem nada do genero. SOU ARTISTA.
Sera isto demasiado complicado de entender?!

A conversa azedou ca para o meu lado mas pude aperceber-me, sempre e sempre, de que sou uma agulha limpa num palheiro sujo. Nao sei como tenho sobrevivido e crescido no meio da lama sem me sujar.

Gracas a Deus!
Onde vou buscar energia para lutar contra o sistema, isso ja nao sei...:)


NOTA: A bela pintura que da inicio a este posting chama-se : Baco com duas ninfas e cupido e o seu autor e Caesar van Everdingen.

No comments:

Post a Comment