Saturday, January 14, 2012



Os Bens que nascem dos grandes males do mundo.


Há tempos atrás, rebentou um pequeno-grande bate-boca entre uma senhora de seu nome "Bloom" (curiosamente, significa "Desabrochar/Florescer") e eu, colocando-me diante de um velho dilema: A competição desleal, as invejas e mexericos tão comuns em ambientes maioritariamente femininos.


Embora o meu universo de espectáculos seja, predominantemente, masculino e também nesse meio encontre - outros! - pontos negativos (pois nada é perfeito e o equilíbrio só se mantém na dança eterna do malabarismo entre desequilíbrios), sempre achei que as aulas, festivais, ambientes e contextos onde as predominavam as Mulheres eram o contrário de tudo o que defendo e sou. Pior ainda, a negatividade que encontro nos ambientes entre mulheres parece-me o oposto da Dança Oriental. Sem sombra de dúvidas.


Enquanto os professores-homens estimulam a competição entre as mulheres e espicaçam a comparação de umas com as outras (com raras excepções), ELAS deixam-se levar nessa onda de PRIMAS DONAS, lidando com as colegas de estudo ou profissão como inimigas e não como as aliadas que poderiam ser.


Jamais estimulei a competição ou o protagonismo de certas alunas em relação a outras nas minhas aulas e workshops. Pelo contrário, tendo a pedir e a repetir que PODEM aprender umas com as outras, ensinar umas às outras, APOIAR-SE, ESTIMULAR-SE, RESPEITAR-SE, ACARINHAR-SE. A partilha traz mais benefícios a todas do que a competição e a maldade. Acreditem!


A competição entre Mulheres é antiga mas os seus resultados foram, invariavelmente, desastrosos. Porque não aprender com a experiência adquirida?!

Quem se compara com outra pessoa está a minimizar e desrespeitar o MILAGRE que É. Irrepetível, única, carimbada com uma personalidade, energia, Alma que ninguém pode roubar, imitar, apagar. Porque não CELEBRAR isso em nós e nas nossas companheiras de DANÇA, AMIZADE, AMOR, VIDA?!


Acordem, Mulheres. E amem-se a vocês mesmas e às vossas semelhantes. A união faz a força. O lado predominantemente masculino do mundo já o sabe há milénios. Nós ainda estamos a caminho...

Apressem o passo!


Para saberem o que decidi FAZER para melhorar esta situação, leiam o "post" que vem a seguir.;)

No comments:

Post a Comment