Saturday, November 17, 2012

Excerto de Coreografia-Workshop Om Kolthoum.

Então é assim: raramente permito que filmem os meus workshops e coreografias. 
Esta "mania" - como muitos lhe chamam - deve-se a razões de vária ordem lógica:

1. Não aprecio "mirones" - apenas estudantes e/ou público. Quem está interessado, está presente. Quem me quer ver dançar, venha aos meus espectáculos; quem quer aprender comigo, participe nos meus cursos. Simples.

2. Os vídeos nunca captam subtilezas, expressões corporais (faciais, inclusivamente), expressão e energia - todos elementos que fazem parte de uma aula-coreografia minha. Como a Dança nunca é - para mim - um amontoado seco e vazio de conteúdo e as máquinas ainda não conseguem ser SERES HUMANOS (embora para lá caminhem, para mal dos nossos pecadilhos), sinto que as gravações ficam sempre aquém do que foi feito e partilhado nos workshops.

3. Porque sei que APRENDER é muito mais do que seguir uma coreografia e copiá-la - normalmente, à socapa (ainda por cima). Os vídeos não captam a explicação dos movimentos, do contexto, da expressão, daquilo que a letra da música fala, etc.

Excepção aberta, aqui ficam com um excerto da coreografia - de nível intermédio - que ensinei em Barcelona há dias atrás.
Note-se que esta coreografia foi construída para nível intermédio e com o intuito de desenvolver várias aptidões:
Musicalidade - sensibilidade auditiva;
Compreensão e sentimento de cada frase musical;
Diferenciação entre movimentos pequenos e maiores, mais amplos - de acordo com o que a música pede;
Relação entre a expansão e instrospecção no movimento - também de acordo com o que a música requere;
Pausa e movimento - silêncio e música: como apreender ambos e DANÇÁ-LOS.
Contar uma história através da Dança;
Saber quando minimizar os movimentos e quando deixar que eles se extrapolem: em Om Kolthoum, a diferenciação deve ser NÍTIDA.
Interpretação; subtilezas e outras coisinhas só reveladas a quem estudo comigo - cara a cara. 

Para matar um pouco da curiosidade, basta seguir o link: http://www.youtube.com/watch?v=Zv22VWtJO5s&feature=youtu.be

No comments:

Post a Comment