Thursday, March 3, 2011


Cairo, dia 3 de Marco, 2011


O estado das coisas?


Os trovoes seguem-se, implacavelmente, uns a seguir aos outros e dirigidos a minha cabecinha!

Eis o resumo que a minha sobrecarregada mente me permite fazer, neste momento, sobre o estado actual da vida no Cairo.


Apontarei factos lancados assim, sem sentido nem logica, ao ar!
Deixo o resto ao servico da vossa imaginacao.

O que se vive no Cairo por estes dias...
1.Os criminosos postos a solta pelo Governo deposto continuam a solta, um pouco por todo o Egipto.
2.A policia desapareceu das ruas nessa altura e nunca regressou as mesmas, querendo dizer que a populacao e sua seguranca estao entregues ao vento. E, atencao, quando falo de vento nao me refiro a uma forma de expressao ou metafora.
Quero dizer...estamos entregues, literalmente, ao vento.
3. As armas de fogo e suas variantes passaram a fazer parte do vocabulario do comum cairota e parte obrigatoria do conteudo das suas malas, carros e bolsos.
4. O turismo esta parado, levando ao desespero todo o sector que dele depende *hoteis, restaurantes, locais de entretenimento,etc.
Resta adiantar que o turismo constitui a principal fonte de receita do Egipto e os danos que esta estagnacao estao a causar a economia do pais sao incalculaveis.
5. Existe, SIM, uma excitacao e sentido de PODER PESSOAL estampado na cara de todos os egipcios. Uma maior cortesia e delicadeza nasceu entre as pessoas, talvez como resposta ao aumento da criminalidade indescriminada.
6. A incerteza tornou se o assunto do dia!
7. Surgem teorias da conspiracao diferentes a todo o momento. As mais incriveis historias surgem, agora, tentando explicar como nasceu a Revolucao e quem a despoletou.
8. Existem tanques to exercito espalhados por toda a cidade mas estes nao possuem nenhuma funcao protectora em relacao aos civis. Parecem ser apenas tanques de guerra adormecidos, vendo passar os criminosos impunes e a vida.
9. Todos aceitamos a IMPREVISIBILIDADE TOTAL sobre o futuro do Egipto mas todos nos sentimos, estranha e emocionalmente, OPTIMISTAS.
10. Que tempo surreal para se viver no Egipto! Quem diria que eu veria uma Revolucao destas desenrolar-se no Egipto???
NOTA<
Tudo isto me parece surreal.
Belisco-me para tentar acordar e nao consigo convencer-me de que a REALIDADE que vivo e vejo ao meu redor possa ser, de facto, passivel de acontecer.
Entre a excitacao, o receio pelo futuro, a instabilidade e a enorme incognita do amanha, vejo em todos nos um SORRISO novo.
Vamos la nos compreender os seres humanos...
Hmmmm...fascinante, no minimo.

No comments:

Post a Comment