Tuesday, March 22, 2011

Joana Saahirah of Cairo on folkloric tableau in Egypt



Eu, fazendo aquilo que mais amo fazer...
Este "tableau" foi inspirado numa peca teatral cuja protagonista era a famosa bailarina egipcia Fifi Abdou.
Tive o privilegio de ve-la, ao vivo, numa das minhas ultimas viagens de estudo ao Egipto, sem sonhar que viria a fazer carreira neste pais!

O que sonhei, na altura, foi apresentar esse "tableau" em palco, sabe Deus como e com que condicoes. Fiquei apaixonada pelo carismo da Fifi Abdou, a sua beleza terrestre e humanidade assumida. Mulher natural, forte, sem medos e MUITO destemida. Ca das minhas!

Cinco anos mais tarde, la estava eu no Cairo a apresentar este "tableau" no NILE MAXIM e em varias festas de luxo espalhadas pela cidade. Felicidade pura!

Este video tem apenas partes da historia que se conta mas, basicamente, o enredo baseia se na paixao nao retribuida que um empregado de cafe nutre pela sua patroa, a "maalema".
O que mais me encanta nesta peca musical passa pela variedade de tons que nos oferece.
O inicio da nos "shaabi", depois "saiidi" e "baladi".

Embora nao apareca neste video, eu canto a meio de toda a cena e tenho zonas de representacao com os meus bailarinos.
Ver este "tableau" ao vivo com a minha orquestra completa, num casamento egipcio...ohhhhh.....outra delicia que nao consigo descrever.

Egipto e toda a sua riqueza. Nunca cessarao de me encantar.

No comments:

Post a Comment