Wednesday, March 30, 2011







Cairo, dia 30 de Marco, 2011






Mais Merano, memorias de uma incursao no Paraiso tiroles...








Nao sei o que me deixou mais feliz: estar com alunas lindas que me deram todo o seu interesse, reconhecimento e carinho ou tudo o que aprendi e gozei desta viagem simplesmente descobrindo mais sobre locais onde nunca tinha estado.




Ora vamos, resumidamente, por partes:




1. Passei por Milao e seus atarefados habitantes que jamais tem um minuto a dar a um estranho, excepto quando se trata de uma bela mulher.


As palavras que mais escutei em Milao foram "Sei una bella dona" e a isto se seguia a expressao concentrada de atencao e disponibilidade.


Reparei que os italianos sao caoticos como os egipcios mas sem o sentido de humor e simpatia destes ultimos.




2. Verona de passagem...lembrando Shakespeare e porque razao tera ele escolhido esta cidade como pano de fundo a mais linda historia de amor de sempre: "Romeu e Julieta".




3. Merano, aproximando-se de mim lentamente por entre montanhas nevadas e casinhas de bonecas tirolesas.




Fiquei hospedada no centro de Merano e surpreendi-me ao encontrar uma antiga parte da Austria. Eu ia preparada para encontrar a Italia mas, embora la se fale italiano e se coma pasta e pizzas, nada em Merano me cheira ao pais de Caravaggio.




Merano mistura ali a "Musica no Coracao" com a Heidi e o Marco que eu vi, ou imaginei, em todo o sitio.


Mais Alemanha que Italia. Mais Austria que Alemanha. Um misto de influencias e conflitos que so se acalma na calidez das montanhas cobertas de neve.




O sul do Tirol...ahhhhhhhhhhhhhh!


Nao esperava encontrar tal beleza e assim fiquei, rendida, ao levantar-me de manhazinha e passear pela cidade rodeada de picos montanhosos banhados da mais branca neve e casinhas tirolesas de madeira que dao vontade de colocar um avental e render-me a vida simples do campo, regressando as minhas origens familiares rurais.




Detalhes crueis:


Torturei as alunas e organizadora do evento com perguntas infindaveis sobre as montanhas, o Tirol e as pessoas que la vivem de forma tradicional.


O facto da querida Simone, organizadora dos workshops, me ter enviado videos assustadores sobre o "homem tiroles" durante o dia de hoje reflecte o trauma e enjoo causado pela minha insaciavel curiosidade.






Detalhes felizes:




As alunas que estudaram comigo criaram um ambiente de ALEGRIA, GENEROSIDADE e extremo respeito a minha volta.


Rimo-nos muito juntas, aprendemos umas com as outras e trocamos sorrisos sinceros e VIDA.


Grata por tudo isto.






Momentos:




Ter subido, de teleferico, ate ao cimo de uma alta montanha onde se encontra uma estancia de ski e restaurantes com comida da regiao.


Ver a brancura da neve e deslizar os meus pes sobre ela. Nunca imaginei que pudesse redefinir a minha nocao de BRANCO mas esta neve fe-lo!




Provar a comida tirolesa no interior do um restaurante construido segundo a tradicao da montanha, todo de madeira quente e acolhedora e ver a neve la fora, pacifica e poetica.




Ver alunas dancando, divertindo-se e partilhando Danca Oriental numa cidade remota perto de Merano. Esta Arte chega MESMO a todo o lado.




Trocar olhares de cumplicidade com as alunas a quem ensinei.




Ouvir os sinos das igrejas e os orgaos das mesmas, soando por toda a cidade de Merano.




Entrar numa dessas igrejas no final da missa de Domingo e ficar de boca aberta face a beleza imponente de uma simples vela acesa.




Beber um cappuccino num cafe de rua, acompanhada pela queridissima Simone e pelo Edi, caozinho que estava sentado na mesa do lado.




Ver a beleza da montanha e ficar, literalmente, sem folego, devido a sua imensa e indizivel beleza.





Perceber, finalmente e contra todos os aparentes obstaculos, que a Vida nos oferece presentes destes inesperados e deliciosos, embrulhados em fita de veludo e cantando temas antigos das montanhas...quando menos esperamos.


Merano foi um presente, um BELISSIMO presente de Deus.

Grata.


Hoje e sempre.


Sera a unica palavra que fica depois de tanta alegria e beleza inesperadas.



No comments:

Post a Comment