Friday, March 4, 2011




Cairo, dia 4 de Marco, 2011









Mandalas e conversas de rua...









Sim, o imprevisivel ja fazia parte da rotina diaria de quem vivesse no Cairo mas, nesta fase intrigante de uma justa pos-revolucao, esse factor fascinante de nunca se saber o que nos espera ao virar da esquina tomou proporcoes nunca vistas.









Enquanto me dirigia para o ginasio que frequento em Mohandesin, o taxista que me conduzia ate la suspirava, apressado, que tinhamos de chegar o quanto antes ao nosso destino porque havia mais uma grande manifestacao anunciada para a hora que precede a reza do meio dia das sagradas sextas-feiras muculmanas.









A manifestacao agendou-se para a praca Moustafa Mahmoud, junto a uma enorme e simbolica mesquita homonima.






"Sabe, menina. Nos vivemos numa miseria aqui no Egipto e temos todo o direito de protestar e exigir melhores condicoes para nos e para as nossas familias mas...agora...

que querem mais?!



O nosso antigo presidente ja aceitou demitir-se e as eleicoes estao a ser organizadas, tal como o povo exigiu mas agora parece que querem ficar ricos num segundo, como por milagre de Deus.

Em vez de regressarem aos seus postos de trabalho e reconstruirem a nossa economia, satisfeitos com a vitoria obtida na Revolucao, insistem em bloquear a cidade com protestos e ja ninguem entende porque!


Que querem mais???"



Este foi o comentario do taxista que, exasperado, queria fazer-me chegar ao ginasio antes da manifestacao tomar conta das ruas de Mohandesin.

Enquanto treinava, dividia os meus ouvidos entre Rihanna e gritos de libertacao e patriotismo vindos da praca Moustafa Mahmoud, mesmo colada ao ginasio.



Seguem-se as "limpezas" justas e injustas que chegam depois de qualquer revolucao politica. Tudo e todos os que estavam ligados ao Governo derrotado, tendem a desaparecer do panorama actual. Sao castigados justos por nao justos e vejo vassouras avidas de deitar para debaixo do tapete do esquecimento todos aqueles que ocupavam os seus postos de trabalho por cunhas, simpatias e subornos mas tambem aqueles que os ocupavam por merito proprio.



No meio do caos, descubro mandalas meditativas no tambem inesperado conteudo de uma chavena de cappuccino!

No comments:

Post a Comment