Sunday, February 26, 2012


O SÁBIO
" Aquele que conhece os outros é sábio.
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. ... Aquele que vence os outros é forte.
Aquele que vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que conhece a alegria é rico.
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade. Seja humilde, e permanecerás íntegro.
Curva-te, e permanecerás ereto.
Esvazia-te, e permanecerás repleto.
Gasta-te, e permanecerás novo."
O sábio não se exibe, e por isso brilha.
O sábio não se faz notar, e por isso é notado.
O sábio não se elogia, e por isso tem mérito.
E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele."

6 comments:

  1. Sentir, viver e exprimir estas Verdades, tem sido a minha ambição de Sol (iluminar a consciência) em Touro (as sensações)na 9 (filosofias superiores) em trígono a Saturno (ambição e estrutura)em Capricórnio (a sociedade) na casa 5 (expressão à minha maneira)

    E o Taoísmo ensinou-me tanto!!!

    Beijinhos por mais esta partilha aqui no teu Diário "a bordo" do Egipto.. hehe

    Filó

    ReplyDelete
  2. Querida Filomena,
    Não seremos nós produtos inacabados?! Nessa imperfeição reside a grança, a humildade e a Humanidade que nos caracteriza.
    Tentando fazer o melhor que se SABE a cada dia, cada momento.
    Abraço-te com carinho, sem pretensões, sempre mais aprendiz do que qualquer outra coisa.
    J.

    ReplyDelete
  3. *Queria dizer "graça" e não grança...LOL O teclado deste pc é matreiro.
    Beijinhos doces para ti.Sempre.

    ReplyDelete
  4. Partilho desse sentimento de sermos "produtos inacabados".

    Mas creio que há "degraus" para esse "falta de acabamento"... e eu tenho esta "ambição" de os ir subindo.. até onde ou até quando, não sei!!

    Até perder esse apetite, talvez... sabes, eu não tenho planetas em signos de "ar" e uma das forças que me movem é esse "preenchimento". Nasci assim, e o processo é natural; Conhecer, saber, aprender e ensinar também..

    ..porque no final, só aprendemos realmente o que vivemos. E na nossa vida, só podemos ser fiéis ao todo que é o nosso horóscopo de nascimento, a nossa matriz.. há os que vêem aprender a racionalizar, os que vêm aprender a sentir, os que vêm aprender a praticar, etc... com todas as variantes que daí advêm.

    E sim, pormos tudo o que somos em cada momento, é o caminho em que acredito hoje... amanhã logo se vê se mudo de crença.

    Um dia muito alegre minha querida,

    Abraço-te,

    Filó

    ReplyDelete
  5. Eu estou mais como o Sócrates ateniense no seu maravilhoso cliché: "Só sei que nada sei."

    Vejo evolução e o contrário da mesma. Por vezes, simultaneamente, dependendo do ângulo pelo qual se encara cada situação.
    O meu sol em gémeos empresta-me a mente viva para poder descartar aquilo que dela menos interessa: a arrogância tonta de pretender ser ou saber alguma coisa. Sigo apenas as minhas paixões e deixo os rótulos e as certezas para os outros. Eu tenho pouco jeitinho para essas coisas.

    Mas estou contigo na tentativa consciente de EVOLUIR, consoante o degrau em que me encontro nessa escadaria e a força de tentar sempre DAR o MELHOR de MIM, ainda que nessa empresa falhe com igual consciência.

    Empurrando o barco como posso...às vezes, ruma à ilha certa e outras vezes afunda-se mas até nesse naufrágio eu me encontro, por isso...oh, que se lixem as regras e os pressupostos que isto de VIVER está acima de todas e quaisquer certezas a que nos agarremos.

    Desejo-te FELIZES escaladas e FRUTÍFEROS naufrágios (ah, mas que sejam poucos, rápidos e ultrapassáveis)com os quais possas, sem te dares conta, subir mais um bocadinho nessa escadaria da qual um pássaro de rara beleza te fará cair, de vez em quando, certificando-se que cais no seu ninho (a que alguns* chamam AMOR).
    J.

    ReplyDelete
  6. E assim te enviei alguns "ohs" e "ahs" deveras preocupantes.LOL
    j.

    ReplyDelete