Saturday, December 11, 2010



Cairo, dia 11 de Dezembro, 2010




Ordinarias delicias - Parte II


Mais um dia normalissimo no Cairo...

Senao vejamos:


1. A minha vizinha, recem chegada da peregrinacao a Meca (" Il Hagg") decidiu esconder os cabelos com veus pretos (" hijab") e uiva, literalmente, quase todas as noites. Posso escutar os seus gritos histericos pedindo salvacao a Deus. Parece que, em vez de ter regressado iluminada e purificada depois da peregrinacao, veio possuida por uma energia malefica que a deixa mais louca e assustadora que nunca.


2. O marido da vizinha continua a espiar-me sempre que saio ou entro em casa (porque sera que tenho sempre um vizinho maluco que me espia?!).


3. O "dealer" /traficante de haxixe que fornece o "material" aos meus musicos pediu - atraves do acordeonista - um autografo numa fotografia minha que ele desencantou sabe Deus de onde. Eu escrevo o meu nome e desenho um coracaozinho, arrependendo-me segundos depois porque sei que isto pode ser considerado, sob standards egipcios, uma proposta de amor eterno ou casamento. Quem diria que um traficante de haxixe poderia ser meu admirador?

Bem...ha que nao descriminar o nosso publico.


4. O "tabal" principal da minha orquestra decidiu ter um ataque de DIVA/BICHA maluca e recusou-se a atender a uma serie de espectaculos, alegando profunda ofensa por eu nao ter atendido uma chamada telefonica de sua excelencia num em que estavamos de folga.

Como nao atendi o telefone quando sua excelencia desejava, negou-se a vir aos espectaculos.

A minha reaccao? Substituicao IMEDIATA.


Pois a Sua Excelencia tambem nao gostou de eu o ter dispensado, depois das suas falhas de presenca nos ultimos espectaculos, e proibiu metade da orquestra de comparecer aos meus espectaculos enquanto eu nao o admitisse de volta.

Segundo relatos de alguns deles - os caes que ainda conseguem ladrar longe do dono - houve ameacas de faca na liga (sim, porque falamos de "bichas" de liga e espartilhos!) e murros a mistura. Qual "Far West", qual que???


Isto e' o Oriente no seu melhor, nas suas mais fascinantes e infantis mafias, nas sarjetas do Cairo
...


A minha segunda reaccao?

Substituicao de metade da orquestra, para nao variar.

Respiro fundo, sorrio e sento-me no meu altar, ensaiando com os novos musicos e bebericando o meu cappuccino acenando, a uma distancia de seguranca, a uma exaustao tal que ronda a loucura.


Os espectaculos da noite anterior foram , estranhamente, fantasticos. Montanhas espinhosas de erros musicais atras de erros musicais, falta de profissionalismo e eu no palco ORQUESTRANDO os musicos, "on the spot", em vez de fazer o meu trabalho que e' DANCAR!


Suspiro a letra da cancao no ouvido do cantor que tropeca nas palavras, gesticulo como um maestro descabelado e exagero os meus movimentos para que a orquestra nao perca o rumo e, no meio de tudo isto, ainda consigo DANCAR. Como???

Mais outro misterio do Egipto sem solucao...enigmas!


5. Um dos meus musicos - romantico inveterado - esta "in love" comigo. Apos varias tentativas falhadas de aproximacao, bate a porta do meu camarim e estende-me o telemovel para falar com a sua maezinha que, gentilmente e como se me conhecesse de ha seculos, me convida para ir la a casa amanha.

Eu sorrio...respiro fundo novamente.Agradeco o convite e fecho a porta do camarim.


6. Amanha sera outro dia! Regresso a casa e tenho uma mensagem debaixo da porta. E' de outra vizinha minha que organiza festarolas ruidosas e - segundo os porteiros - altos bacanais de porem os romanos corados.

Hhmmm...deixa-me pensar um pouco: Vou dormir ou vou para um bacanal na casa da minha vizinha siria???
Escolha dificil mas eu decido ir dormir e deixar o bacanal para outra altura...nao tenho nada contra bacanais (acho que Baco ate e' dos deuses romanos mais simpaticos e folgazoes) mas o Inverno ja chegou ao Cairo e este frio tira-me a disposicao para cuecas esvoacantes e soutiens amarrados na cabeca do vizinho. Ou talvez seja o meu lado capricorniano/conservador que me puxa mais para o quentinho da minha cama de dossel do que para o antro de perdicao da minha vizinha baquica.
Seja como for, deixo o bacanal para outra ocasiao em que me sinta mais...sei la..."egipcia" ou, simplesmente, " arabe"! :)


7. Tudo isto e' normalissimo..."just another day" ... e nao se surpreendam quando eu digo que nao terei a minina reaccao se vir um porco a andar de bicicleta.



No comments:

Post a Comment