Wednesday, December 29, 2010



Cairo, dia 29 de Dezembro, 2010





Sei que devia apenas desejar Feliz Ano novo ao pessoal e tal...mas...mas....(gggrrrrrrr....)





Pois...


a minha intencao ate era boa mas, em vez de passar pelo meu negligenciado blogue e desejar um Feliz Ano Novo ao pessoal tenho de por a boca no trombone e dizer de minha (in)justica.


No meio de uma amena conversa onde se encontrava uma amiga minha inglesa (com o sentido de humor negro que so os ingleses conseguem ter e que eu adoro), uma amiga americana e uma rapariga egipcia.





Nao sei como nem porque mas a conversa descambou para o lado do CORAO e a forma como as MULHERES ali sao mencionadas e tratadas. Eu ate ja sei que este

assunto - religiao islamica - constitui um risco diplomatico no Egipto.Eu ate sei que a maioria dos egipcios sao totalmente inflexiveis quando se trata de discutir as "verdades eternas e imutaveis" do Livro Sagrado.

Eu ate sei que nao vale a pena tentar abrir mentes que foram fechadas e bloqueadas com mil chaves por uma sociedade que nao alimenta o questionamento, a duvida e a discussao aberta de nada que va para alem de futebol, as cantoras porno-pop do momento e o tempo ("sim, diz que vai chover, chuva bem muidinha ca no Cairo...ninguem vai sair a rua, claro!").

Mas, as conversas sao mesmo como a cerejas (perigosas cerejas)e, quando demos por nos, estavamos a discutir a questao do homem muculmano poder casar com 4 mulheres, ao contrario do sector feminino da sociedade que tem de se contentar com um marido infiel que, legalmente, pode ter relacoes sexuais e conjugais com varias mulheres (para alem dos 4 casamentos permitidos por lei, ainda existe um documento chamado "orfi" atraves do qual se podem estabelecer casamentos temporarios que podem ir de um ano ou mais a um dia apenas).

Sem pensar nas consequencias, eu perguntei a nossa amiga muculmana porque razao a Mulher nao se poder casar com 4 homens, se ela o desejar, uma vez que isso e' permitido ao homem.

A resposta nao podia ter sido mais "classica":

Porque, quando Ala ditou o Corao a Mohamed, SABIA que o homem tem uma mente perversa e suja e a mulher nao. Ele conhece a NATUREZA do homem e sabe que ele possui necessidades sexuais incontrolaveis das quais a mulher nao partilha.

Alem disso, permitir ao homem casar ate quatro vezes e' uma forma de defender as amantes que, de outra forma, nunca teriam direito a sustento financeiro nem a filhos legitimos, no caso destes existirem.

A minha fraca veia diplomatica teve de agir a todo o vapor para evitar um confronto de ideias que pudesse ferir as susceptibilidades da minha amiga egipcia.

A desculpa de que o HOMEM possui uma sexualidade activa e incontrolavel e que a MULHER nao a possui foi sempre uma justificacao oca e conveniente para justificar mentiras, infidelidades e poder MASCULINO.

Quem disse que a Mulher nao possui uma sexualidade igualmente activa ou ate mais do que a do HOMEM?

Quem convenceu o mulherio de que o homem tem uma mente suja, coitado, e que, por isso, nao se pode responsabilizar pelas suas accoes como se se tratasse de uma crianca inconsciente do que faz?!

Como dizem os argentinos, "que cuento chino"! Que tretas ancestrais e que maravilhosas sao estas teorias absolutamente otarias para apoiar a opressao da MULHER na sua forma mais basica e essencial ( ao nivel da liberdade do seu SER mental, sexual, criativo, emocional, etc).

Como e' possivel que alguem ainda acredite nestas balelas?!

A cereja em cima do bolo chegou quando a minha amiga egipcia (que eu considerava, ate ai, uma mulher inteligente e informada) referiu que a maioria das mulheres egipcias ate gostava, de facto, que o marido tivesse outras esposas e acabava por estabelecer profundas relacoes de amizade com a segunda, terceira e quarta mulher porque (e passo a citar) :

" todas essas mulheres partilham os fluidos do seu homem e isso cria um bonito elo de fraternidade eterna entre elas"...

Aaannnnhhh????

(Repita la de novo que eu nao entendi...?!)

Quando foi que eu nasci? Ontem? Este mundo ainda me surpreende, por mais que eu pense sempre que ja vi e ouvi de tudo.

Ao lado da cereja no cimo do bolo chegou tambem umas lasquinhas de chocolate para completar a sobremesa.

Eis as lascas (e passo a citar, novamente):

" Alem disso, as mulheres muculmanas possuem o luxo de poder escolher as outras esposas do marido enquanto as ocidentais nem sabem, muitas vezes, que o marido tem amantes.

No fundo, somos privilegiadas e respeitadas, embora o Ocidente nao o entenda."

Desisto.

Desisto.

Desisto.

De tentar compreender o que quer que seja.

No comments:

Post a Comment