Tuesday, December 7, 2010

Comprovising with her accordeonist



Esquecam o titulo estranho deste video ("comprovizing" nao quer dizer nada em ingles nem em nenhuma lingua que eu conheca mas enfim...misterios do Universo para serem degustados e jamais entendidos) e concentrem-se no conteudo do mesmo.

Tal como acontece com a totalidade dos meus solos de acordeao e tabla (os que veem ao vivo e em video) sao totalmente improvizados e isto significa que nao ha forma de repetir o que se fez de um espectaculo para o outro.
Tenho recebido pedidos variados de todas as partes do mundo para que grave os temas do meu reportorio em cd mas isso seria impossivel devido a quantidade astronomica de musicas com que trabalho diariamente desde que comecei, ha quatro anos (voaram e parecem-me um seculo!) a actuar com a minha orquestra no Egipto. Tambem se torna impossivel devido a esse caracter de IMPROVIZACAO total que nao se pode conseguir em estudio nem reproduzir em varios "takes".

Esta e' a frustracao e a MAGIA da criacao LIVRE e irrepetivel a que me entrego a cada noite de espectaculos. Tudo depende da minha disposicao e da emocao do musico, do ceu estar limpo ou enevoado e dos atomos e estrelas rondando o palco. Misterios...ninguem sabe de onde vem o que ali chega, em forma de musica e danca. Vem de Deus, do NADA e do TODO. E ja alguem viu - ou ouviu- o NADA e o TODO captados em estudio com o fim de serem comercializados num cd?!

Nao creio...:)
Para testemunharem a magia destes momentos unicos - brisas que nos acariciam a pele e que jamais agarramos - terao de me ver dancar, ao vivo, com a minha orquestra. Se eu estiver num dos meus "melhores dias" (que pode ser um dia particularmente triste), entao vao ver-nos voar juntos...eu, a orquestra e o publico...e tudo isso continua a ser impossivel de ser captado por maquinas, por mais sofisticadas que elas sejam.

A maravilha de ainda sermos humanos...

1 comment: