Saturday, December 18, 2010


Cairo, dia 19 de Dezembro, 2010


Receita magica: como dancar em palco com gripe, mau humor e afins...



Eu ja dancei em publico nas circunstancias mais adversas (pernas ensanguentadas depois de tralhos fenomenais nas ruas irregulares do Cairo, febres de cair para o lado, pressao sanguinea ao nivel de um passarinho recem-nascido, todo o tipo de dificuldades e desgostos pessoais e profissionais e muitos eteceteras apetitosos).

Por isso nao foi de estranhar que tenha actuado (tres espectaculos seguidinhos) ontem a noite com uma gripalhada incrivel, um mau humor de se lhe tirar o chapeu e outros afins que nem vale a pena esmiucar (isto com o Mercurio retrogrado ainda me saem para aqui bojardas das quais me posso vir a arrepender, por isso...cala-te boca.

O silencio e' de OURO).
Como se enfrenta uma noite de espectaculos quando o corpo e a alma doem ao ponto de se querer dormir e nao acordar mais?!
Levando a noite, passo a passo, segundo a segundo, como se tudo fosse fresco e novo a cada momento (e E' MESMO!)...nao pensando na carga que uma noite de espectaculos representa para um corpo debilitado com gripe galopante, nao olhando para o cume da montanha mas sim sentindo CADA PASSO como um esforco extra que se PODE FAZER porque, afinal, e' apenas mais um PASSO.
Claro que, como em tudo o que se conquista na VIDA, PASSO a PASSO se constroem as catedrais dos nossos objectivos.
Nao creio que alguem tenha notado a minha gripe ou mau humor (excepto os meus musicos).
Nao creio que os meus olhos tenham denunciado a tristeza e o desanimo dessa noite (talvez os meus musicos...eles ja conhecem a minha tremenda transparencia...).
Sei que NAO PENSEI. O segredo para nos suplantarmos no meio das maiores dificuldades 'e, simplesmente, FAZER aquilo que SABEMOS que temos de FAZER e PARAR de PENSAR.
Com o pensamento chegam as duvidas, os medos e insegurancas paralizantes, as memorias do que doi, o ressentimento das injusticas, tudo o que e' LIXO e nao nos traz ALEGRIA.
Quando conseguimos definir uma direccao e, tao simplesmante, PARAR de PENSAR e apenas AGIR, passo a passo, as COISAS ACONTECEM e, quando menos esperamos, a tempestade fez-se mais pequena e...voila! ...desapareceu.
:)




2 comments:

  1. Para vc!BJSSSSSS COM CARINHO....
    "Vai passar, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? O verão está aí, haverá sol quase todos os dias, e sempre resta essa coisa chamada 'impulso vital'. Pois esse impulso, ás vezes cruel, porque não permite que nenhuma dor insista por muito tempo, te empurrará quem sabe para o sol, para o mar, para uma nova estrada qualquer e, de repente, no meio de uma frase ou de um movimento, te surpreenderás, pensando algo assim, como 'estou contente outra vez!" Caio Fernando Abreu Metâmeros - Caio 3D anos 80

    ReplyDelete
  2. Querida - e iluminadora :) - Renata!
    Es uma bencao, menina!:)
    Obrigada pela generosidade imensa que se sente em ti e por mais este BELO, BELO texto.
    Envio-te todo o meu carinho e gratidao.:))
    J.

    ReplyDelete