Wednesday, December 15, 2010


Cairo, dia 15 de Dezembro, 2010


O meu ponto fraco ("diz que sim!")


Depois de quatro aninhos a encantar-me a aturar as madurezas de egipcios e arabes ja posso dizer que entendo "um pouco" da sua mentalidade. Entender, entender nao sera o termo exacto mas, pelo menos, tomo notas de factos (sem ter alguma ideia da logica por tras da maioria deles).


Como sera que ainda me surpreendo quando escuto o seguinte, vindo do chefe actual da minha orquestra:

- Tu es a melhor bailarina que existe no Egipto. O teu problema e' que nao tens um homem forte ao teu lado que te ajude!


Ah, espera...so agora entendi o meu "pequeno problema"...

Sobrevivi - e VIVI - a quatro anos de trabalho diario com sucesso crescente e reconhecimento no Egipto e no mundo sem contar com a ajuda de homens, mulheres ou hermafroditas e tudo isto para concluir, neste momento iluminado, que o que me fragiliza e' nao ter um HOMEM ao meu lado (eu diria "por cima de mim" mas a diplomacia/hipocrisia egipcia nao mo permite).


Construi orquestras, espectaculos, estrategias profissionais e artisticas sem ninguem ao meu lado que me ajudasse e com muita gente a minha volta prejudicando-me mas, ainda assim, parece que a conclusao e' esta: para uma bailarina ter SUCESSO precisa de um homem que banque a sua carreira e a patrocine em troca de "cama". A mensagem e' facilmente perceptivel para quem conhece este sistema onde me movo mas, ainda assim, surpreendeu-me por vir de um musico que ate sabe quem eu sou e o que conquistei por mim propria, sem apoios de qualquer especie (excepto o DIVINO que e' TUDO!) e com muita gente a tentar cortar-me as pernas.


Confesso que me senti frustrada ao ouvir isto.

Depois desta maratona que ainda so esta no inicio, nao me soube nada bem escutar aquilo que eu sei - infelizmente - ser quase, quase, quase VERDADE.

Fui e continuo a ser uma artista e mulher LIVRE num mercado e numa sociedade em que as mulheres que sao artistas (ou se apresentam como tal) so conseguem evoluir nas suas carreiras com o empurrao, patrocinio, rede de contactos e proteccao de um homem com poder.


Apesar de saber - so agora ! - que a LIBERDADE de uma MULHER e' vista como um ponto fraco, consegui rir-me do comentario porque sei que foi bem intencionado, apesar da ofensa subtil por baixo do mesmo.

Presumir que uma MULHER so consegue ter sucesso com um homem que a "coma" (literalmente) e a empurre e' minimizar o PODER e COMPETENCIA da Mulher.


Como contrariar esta aparente verdade?!

Provando, continuamente, que posso ser a excepcao a regra.

Poucas palavras e muita ACCAO porque o que se faz fala sempre mais alto do que os mais belos e inspirados discursos.


Com a ajuda de DEUS (que, ate onde eu sei, nao e' "pacha" e nao me cai em cima em troca do seu apoio!)


No comments:

Post a Comment