Monday, October 25, 2010


Cairo, dia 26 de Outubro, 2010


Definindo o meu caminho...


De cada vez que construo um programa novo para os meus espectaculos no Cairo, aproximo-me mais daquilo que eu ja suspeitava ser o meu caminho: REGRESSAR ao ESSENCIAL, ao CERNE da QUESTAO, a VERDADEIRA DANCA ORIENTAL crua e pura. Despida de artificios, show-off e disfarces.


Ha quem se ocupe com mil veus, punhais, cobras e outros repteis que tais, velas e afins...e DANCA, DANCA...nada!

Trabalhando no Cairo ha ja quase 5 anos, diariamente, experimentei toda a especie de programa com e sem bailarinos. Com e sem musicos daqui e dali. Com e sem grandes efeitos.


Descobri que, aquilo que realmente prende o publico egipcio e faz o nome de uma bailarina por ca e pelo mundo, passa mais pelo TALENTO, pela ALMA e pelo SENTIMENTO VERDADEIRO que se partilha com a audiencia.

Sendo os egipcios os melhores actores espontaneos do mundo, sera para esquecer a ideia de representar. Aqui so se aceita a VERDADE no que diz respeito a DANCA.

Os sentimentos nao se fingem. A ALMA nao se aprende. Ou esta la de nascenca ou nao. Ou sai do corpo como um aroma de laranjeira que se desprende da sua arvore ou nao...vem de Deus, do Universo, sei la eu de onde...


Por isso fico feliz e calma ao definir, a cada espectaculo, com muita clareza aquilo que quero fazer no meu trabalho e aquilo pelo qual quero ser reconhecida: DANCA PURA. O minimo de artificios, aderecos e bailarinos saltitantes de plumas no traseiro.

DANCA e MUSICA de qualidade. Serao esses os meus alvos. Parece pouco mas, na verdade, nada mais dificil que isso. Na simplicidade esta o desafio, a beleza potencial, a dificuldade e o ganho provaveis.


De volta ao ESSENCIAL...


5 comments:

  1. Olá Joana,
    Não posso deixar de comentar este post! Apoio tudo o que escreveste a 200% e que engraçado... dias antes tinha escrito para o meu blog um texto com o mesmo tema. Pensei eu que as pessoas iriam entender que o que interessa é a dança pura (o que muitas realmente percebem e apóiam) mas também constatei, que muitas acham exactamente o contrário e até chegaram a insultar-me! Enfim...
    Continua nesse bom caminho!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Querida Sara,
    Se bem te lembras do tempo em que tinhas aulas comigo, eu sempre defendi que temos de acreditar em nos mesmas e descobrir a nossa identidade - a nossa conviccao, VERDADE - na Danca. Por mais que critiquem o que fazes ou dizes, segue sempre aquilo que o teu coracao e consciencia te dizem ser o CAMINHO.
    Nao podemos agradar a gregos e a troianos e quem for verdadeiro consigo mesmo saira sempre a ganhar.

    Fico feliz que tenhas entendido que a DANCA nao se deve mascarar de artificios e aderecos, fusoes e mais invencoes que nos afastam do CERNE da QUESTAO. Veus e mais veus, espadas e mais nao sei o que e a DANCA fica para ultimo plano por falta de competencia ou simples ignorancia.
    Claro que esta sera apenas a minha opiniao, outros pensarao de forma diferente e estao no seu direito de faze-lo.
    Concordaremos nalgumas coisas e noutras nao. O importante sera partilharmos as nossas verdades com a humildade de quem pode estar errado mas que, ainda assim, segue a sua VERDADE enquanto ela fizer SENTIDO.
    um abraco do Cairo e boas dancas!!!:)

    ReplyDelete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. "...depois de todas as tempestades e naufrágios o que fica de mim e em mim, é cada vez mais essencial e verdadeiro" Caio Fernando Abreu
    bjsssssssssssssssssss, essa é nossa dança da vida!!!!....Renata Lobo

    ReplyDelete
  5. Outra bela - e tao verdadeira - citacao.
    De facto, de todas as tempestades, aparece um ceu mais limpo dentro de nos, uma paz, um chao lavado e tudo o que esta ja muito perto do ESSENCIAL.
    Que bom estarmos unidas por esse mundo fora.:)
    Abracos do CAIRO!

    ReplyDelete