Sunday, October 31, 2010




Cairo, dia 31 de Outubro, 2010






Cadeira de tres pernas!!!




Pois...dizem que uma cadeira de tres pernas cai.


Assim se pode explicar porque a minha orquestra se encontra como uma cadeira de tres pernas e eu debaixo da cadeira, fingindo que sou a quarta perna para a estrututa nao cair por terra.


Ja estou habituada a carregar o mundo as costas...


Depois de ter despedido o lider da orquestra (revelou-se um mentiroso e ladrao profissional), os musicos que ficaram na parte melodica da minha orquestra nuclear sao fracos e, sem alguem que os guie, ficaram sem rumo nem capacidade para interpretarem os temas elaborados que lhes peco.




Explico:


Uma orquestra divide-se na zona melodica ( orgao, acordeao baladi, kamanga/violino, flauta nay, k'anun) e na zona percussiva (tabla, dohola, varios adufes, riqs, etc).


Quando uma destas zonas nao e' tao forte e coordenada como a outra, a orquestra sente-se desequilibrada.


Claro que isto passarar despercebido aos ouvidos do publico nao educado (musicalmente falando) mas nao passa despercebido aos meus ouvidos de tisica.






What's the deal, dude?




O deal resume-se ao seguinte: existem bailarinas para quem a musica nao tem demasiada importancia. Conseguem dancar bem, mesmo que a musica nao seja a melhor.


Sao, em norma, bailarinas mais mecanicas, recorrendo a coreografias e estruturas pre-concebidas que nao dependem tanto da qualidade da musica, do sentimento e inspiracao dos musicos. Eu nao sou uma delas.




Tal como os bons musicos egipcios que tenho conhecido, eu trabalho por inspiracao do momento, atraves do sentimento e beleza que a musica me transmite. Nada de conceitos pre-defenidos ou coreografias as quais me agarrar se a coisa der para o torto.


Parto do zero de cada vez que inicio a interpretacao de um tema musical e isso faz com que esteja totalmente dependente da qualidade da musica. Se escuto algo belo e bem interpretado com ALMA e CARACTER, eu serei o reflexo disso. Se escutar erros atras de erros, desequilibrios e ruido sem sentido nenhum, BLOQUEIO. Sim, bloqueio. Nao me consigo mover. Chega a ser grave a esse ponto...




Uma musica mal interpretada chega ate mim como um balde de agua fria despertando-me do mais belo sonho. Fico sem ar, sem jeito, sem norte e sem sul. Nao sei quem sou...hhhmmmmm....




Sera por isso que ontem, cafe turco atras de cafe turco e cappuccino atras de cappuccino, me ia volvendo louca com os ensaios de um novo tema da Om Kolthoum?


A musica nao ficou terminada, os erros seguiram-se uns aos outros e tirei a conclusao de que nao se pode pedir TALENTO a quem nao o tem.


Frustracao...




Apesar disso, os espectaculos correram lindamente. Afinal, estou la eu, dando o CORPO e a ALMA a minha audiencia...saindo de mim mesma e voando com as gentes...mas o desgaste!




Espero que hoje a noite seja melhor. Menos cafes turcos e mais BELEZA.


So help me, GOD!





No comments:

Post a Comment