Sunday, October 31, 2010


Cairo, dia 31 de Outubro, 2010


O que, realmente, me surpreende no Egipto e no Ser Humano!


Costumo dizer que o Egipto - e o Medio Oriente, em geral - poderia ser considerado um observatorio para todas as anomalias comportamentais dos seres humanos.

Estou ciente de que nao existem santos espalhados por todo o mundo. O lado negro que tambem existe em mim - que eu tento minimizar o mais que posso - tambem nao me deixa esquecer que nos, seres humanos, temos o BOM e o MAU mas...


E aqui entra um enorme, expressivo MAS...

Nunca na minha vida lidei com tanta gente mazinha, sem escrupulos, valores, sentimentos ou consciencia como no Egipto.

Sim, aleguemos as condicoes de vida duras, aleguemos a religiao repressora e a falta de educacao. Aleguemos ainda que se trata de um pais de terceiro mundo onde a esmagadora maioria das pessoas se encontra na base da sobrevivencia, saltando por cima de tudo e todos para comer a sua fatia do bolo no meio desta selva.


Podemos alegar muita coisa. Amo o Egipto como ele e'...tenho compaixao pelas suas feridas, pelos invasores e humilhacoes pelas quais passou durante tantos seculos...sinto carinho pelas falhas profundas deste sistema estranho e incompreensivel (para a minha logica) mas surpreendo-me muito com a MALDADE e todas as suas facetas.


Nunca, em lado nenhum, lidei com comportamentos tao absurdos como ca. Isto sera mesmo um teste a minha capacidade mental de lidar com as diferencas e com os niveis de consciencia em que uns e outros se encontram?! Sim, penso que sim. So assim se pode explicar que consiga, apesar de tantos choques, ser uma pessoa honesta e com amor no coracao.


Teste a mim mesma, sem duvida.

A bondade nao me surpreende. A generosidade e as provas de amor

tambem nao. Vejo-as como normais, inerentes a natureza do ser HUMANO.

Mas ...mas...mas... (indo contra a minha propria vontade) surpreende-me a MALDADE, a DESLEALDADE, a MENTIRA IMPIEDOSA, a FALTA DE AMOR E LUZ.

Doi-me isto no Egipto como me doi uma ferida profunda - ainda por aflorar - que nunca sarou.

No comments:

Post a Comment