Sunday, January 16, 2011




Cairo, dia 16 de Janeiro,2011

Ser EU,eu, eu, eu....eu... (nao querendo perder-me de mim mesma)

Artistas andam sempre em busca de si proprios e, nessa busca, encontram pontes de comunicacao privilegiadas (ou/e atormentadas) com os Outros. Espelhos deles mesmos.

A minha curta mas intensa carreira no Egipto tem sido uma aventura/luta a varios niveis. Aquele em que mais me debato tem sido a urgencia de manter a minha identidade e jamais vender a alma ao diabo para conseguir mais e maior sucesso.

Pelo caminho, tenho conhecido bailarinas, actrizes, cantoras, pessoas variadas ligadas ao meio artistico dispostas a fazer de TUDO para alcancar o sucesso com que sonham.
Nao aponto dedos porque entendo que cada um tem o direito de se auto-recriar ou auto-destruir (com todos os meios tons que os permeiam).
No entanto, eu propria prefiro ser fiel a mim propria e, curto e grosso, fazer aquilo que me da na "real gana"!

E as criticas continuam, bem como as sugestoes/advertencias bem intencionadas dos que me rodeiam. Segundo as vozes persistentes que me dao conselhos que eu nem pedi, eis as mais comuns sugestoes/avisos:

1. Devia "dar-me" com as pessoas certas. Fazer-me "amiga" (e, de preferencia, namorada/bife do momento) dos homens "certos" que me ajudarao a varios niveis na minha carreira.

2. Dispor de tempo apenas para a minha vida social. Ir as festas onde se encontra o jet-set e "fazer contactos" que , invariavelmente, passam pela cama ou arredores.

3. Mudar a cor do meu cabelo para nao parecer tao "estrangeira".

4. Mudar o meu nome artistico (JOANA) pela mesma razao pela qual me pressionam para mudar a cor do cabelo. Parece que o logotipo "EGIPCIA" vende pelo simples facto de se ser EGIPCIA (ou parece-lo).

5. Dancar a "bimbalhada" que a maioria das bailarinas (???) do Cairo apresenta nos seus espectaculos de forma a ir mais ao encontro do gosto do povinho...

6. Interagir mais com o publico (TRADUCAO: fazer olhinhos de carneiro mal morto aos senhores do dinheiro que se encontram na audiencia, suspirar elogios aos mesmos e fazer o "flirt" habitual a que as bailarinas egipcias habituaram o pessoal de ca!)

E outras sugestoes que tais...
Ora, eu que ate vim para o Egipto sozinha e nunca tive uma unica mao que me empurrasse para a frente, tendo a escutar estas sugestoes e a esquece-las com a facilidade com que se esquece uma mosca incomodativa.


Ca por mim, irei para palco com as cuecas na cabecinha, dancando o Fandango e cantando o Fado. Quem me impedira de faze-lo?!

Ja passei por tanto e conquistei outro TANTO por merito proprio que, a esta hora do campeonato, ja sei que a minha VOZ interior e' aquela que SABE o que TEM de ser feito, como e quando.

De boas intencoes e conselhos esta o inferno cheio!
E, acima de tudo, relembro o ditado popular que diz:
"Se os conselhos fossem uteis, vendiam-se. Nao se dariam."

Acho que sim.

No comments:

Post a Comment