Monday, January 3, 2011


Cairo, dia 3 de Janeiro, 2011


"As Quarenta Leis do Amor" da autora Elif Shafak
Primeira mencao de 2011 a um livro livro, aprovado e recomendado por mim.
Nao sei se ja existe a traducao em portugues mas, se ainda nao ha, tenho a certeza que havera muito em breve porque sinto o aroma do sucesso para este magnifico livro e sei que atingira o coracao de muita gente.
Sou uma leitora voraz e, cada vez mais, exigente. Se um livro nao me prende nas primeiras paginas, ponho-o logo de lado. Nao se trata de arrogancia mas intolerancia ao aborrecimento. Existem os que sao intolerantes a lactose ou ao marisco. Eu sou intolerante face ao aborrecimento que me causa uma leitura sem consequencias claras no estado da minha alma.
Este livro veio-me parar as maos de forma inesperada e li-o num so golpe.Rapido e certeiro como o meu gatilho (expressao roubada a minha amiga Susana Vitorino!;).
Fala de tanto que seria necessaria uma dissertacao momumental para tocar todos os pontos de interesse possiveis nesta obra mas, resumidamente, posso referir que trata da poesia de RUMI e de como ela nasceu da sua relacao com o derviche Shams de Tabriz.
A historia esta entrelacada em duas dimensoes, uma passada na actualidade e outra no seculo XIII, na Turquia.
As origens da Danca Sufi encontram-se neste livro, bem como uma compreensao mais inteligente, madura e bonita de ver e VIVER o AMOR.
Nem tecerei mais comentarios. Caso encontrem o livro, LEIAM-NO!

No comments:

Post a Comment