Monday, January 17, 2011


Cairo, dia 17 de Janeiro, 2011


Injeccoes de Alma...


Quando cheguei ao Egipto, pensei que tinha TUDO a aprender dos egipcios e NADA a ensinar-lhes.

No que diz respeito a musica e a danca, especificamente, essa suposicao revelou-se falsa. Rotundamente FALSA.

Tive e tenho muito a aprender dos musicos/artistas egipcios (e de tudo o que rodeia esta mentalidade e cultura) mas tambem tenho muito a ensinar-lhes, ou melhor, a RELEMBRAR-LHES.


Como e' possivel que, em pleno ninho onde nasceu e se criou a Danca Oriental, a ALMA que a ANIMA (lhe da VIDA) tenha desaparecido?!
E que absurdo aparente e' o facto de ser eu a ter de relembrar aos meus musicos e bailarinos que este trabalho e' uma forma de ARTE e que so faz sentido se lhe imprimirmos a nossa Alma?!
Absurdo (ou nao?) ser alguem "estrangeiro", de "fora" do Egipto a reclamar o DIREITO e DIGNIDADE que a esta Danca pertencem. Surpreendente ser uma estrangeira a "ensinar" a musicos experientes com geracoes de artistas inspirados atras das costas o que requere esta ARTE antiga: Alma. Alma. Alma.
Conheco o mercado egipcio e sei que, na actualidade, a ALMA e BELEZA da Danca Oriental se perderam e nao parecem ser reclamadas pelo publico local.
O ser humano 'e um animal de habitos e, talvez devido a muitos anos de comercialismo, promiscuidade e pobreza criativa, os musicos, bailarinos e todos os envolvidos nesta area deixaram de lado aquilo que SABEM ser o VERDADEIRO, rendendo-se a pequenez generalizada.
Parece ter havido uma desistencia da parte dos egipcios, um deixar andar e uma descrenca na incrivel riqueza da sua propria musica e danca. Ninguem parece buscar emocionar-se quando se dirige a um espectaculo de "Danca Oriental". Ja nao ha quem espere ARTE desta forma de ARTE.
Para mim, isto e' um ABSURDO.
Todo este panorama egipcio se transformou mais num negocio de "streap-tease" e comercialismo entediante do que numa paisagem CULTURAL que reflicta uma dos aspectos mais ricos do Egipto.
Mudar as coisas sozinha e' uma UTOPIA da qual eu nunca vivi mas sei que, nem que seja uma pessoa, a DIFERENCA pode ser feita. Sim, e' possivel. Fazer a minha parte e deixar de esperar o mesmo dos outros. Fazer o que me compete.
Remar contra a mare de desalma que anda para aqui...de desistencia, de mediocridade, de deixar andar e nao tentar FAZER MELHOR.
Sim, e' possivel...dar o meu melhor e nao exigir tanto dos outros mas continuar a exigir, cada vez mais, de mim e - eventualmente - ver os musicos, bailarinos, empresarios e todos os envolvidos nesta Arte seguirem os passos, a tendencia, a LEMBRANCA daquilo que representa, de facto, o "Raks Sharki".
Nao admira que me sinta exausta o tempo todo! Nao admira...mas tambem nao me importa.
Sinto-me exausta por lutar pela causa em que acredito e suspiro de alegria ao ver que os frutos podem cair lentamente da arvore mas caem como e onde devem cair.
So consigo ver o que ainda ha por fazer...tanto, TANTO!

No comments:

Post a Comment