Friday, January 7, 2011


Cairo, dia 7 de Janeiro, 2011


Como "quase" descobri a minha Guru/
Personal Yogui!
Esclareco o assunto desde ja para nao haver confusoes:
Eu nao acredito em Gurus. Pelo menos naqueles que se auto-proclamam como tal.
Creio que todos somos potenciais gurus uns dos outros, na medida em que - por meio da inter accao entre seres humanos - nos vemos espelhados e denunciadas as nossas falhas, ilusoes e imaturidades.
Nao acredito em sabichoes nem na superiodade de ninguem. Acredito em igualdade entre todos os seres humanos, mesmo que uns se encontrem um pouco mais despertos e outros ainda vivam la para a idade do Tiranossaurus Rex.
Assim sendo, e depois de esclarecido este importante ponto, posso contar que me lancei na busca de um bom professor de yoga porque pretendo retomar a sua pratica.
Fui ao encontro de uma professora de Yoga egipcia cujo estudio esta, estrategicamente ou nao, coladinho a uma mesquita. Resultado: apanhamos com o chamamento para a reza e o sermao furioso de sexta-feira mesmo em cima dos nossos ouvidos. Ela perguntou-me se queria parar e eu disse que nao, que prosseguiriamos porque este seria um teste a nossa capacidade de colocar a mente e o apelo dos sentidos de lado e entrarmos dentro de nos proprias.
Senao me consigo desligar dos berros histericos de um "sheik" gritando a Ala e condenando almas, entao que raio de "yogui" poderei eu vir a ser. Gosto de desafios, JAMAIS digo NAO a um BOM desafio.
A aula ate que foi produtiva. Eu voei. Centrei-me. Tranquilizei-me. Viajei dentro de mim mesma e esqueci que existia uma mesquita colada aos meus ouvidos, assim como esqueci que existem dores de cabeca, preocupacoes, afazeres, responsabilidades, etc,etc...
O pior veio depois...borrando a pintura toda.
Sentamo-nos para conversar um pouco e eis o que me levou a concluir que ainda nao foi desta que encontrei o meu/minha professor/a de Yoga:
1. A "professora" explicou-me que e' especialista em TODOS os tipos de Yoga existentes a face da terra. Ashtanga, Kundalini, dentro e fora de agua..."you name it"...uma especialista em TUDO. Disciplinas que levam,individualmente, uma vida inteira de estudo, pareciam - segundo as palavras dela - estar sob o seu dominio com a facilidade com que se estrela um ovo.
Hmmmm....duvidoso.
2. Quando perguntei se tinha estudado na India (de onde e' originario o Yoga) ela mostrou-se levemente ofendida e respondeu:
-Nao e' preciso ir a India para se estudar Yoga.
-Sim, nao e' preciso mas eu apenas perguntei se la tinha ido.
- Nao, nunca fui e nao tenho vontade de ir. Aprendi tudo o que precisava aqui e sei que a India nao tem nada para me ensinar.
Oh, oHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHh.....(agora puseste a pata na pocinha, querida "guru"!)
Eu tinha o meu cappuccino mesmo ali a mao e tomei um gole que me acalmasse e me impedisse de defender a honra da minha querida India de forma furioso-dramatica.
"A India nao tem nada para lhe ensinar?!
A uma instrutora de Yoga?!"
Eu ainda patinei, expliquei que todos os sitios possuem algo a ensinar-nos e que calculo que ela teria especial interesse em conhecer e banhar-se no rio Ganges, aprender com outros mestres indianos e suas tradicoes, etc.
Ela manteve-se inflexivel e frisou que as montanhas do Sinai sao mil vezes mais poderosas que a India. Ahhhnnn?
Nao sabia que existia uma competicao entre as montanhas do Sinai e a India mas, aparentemente, EXISTE! Vamos ver quem ganha.
3. Depois perguntou-me qual o meu objectivo ao querer praticar Yoga e eu expliquei que era um complemento excelente para o meu trabalho como bailarina e que e' mais uma forma de VIAJAR (dentro de mim) e que eu, como alma cigana que sou, aprecio todo o tipo de VIAGENS, especialmente aquelas (como o Yoga) que nos transformam em seres mais equilibrados, inteligentes e amorosos.
A "Guru" franziu o sobrolho. Parece que, num ataque esquizofrenico do qual nao me dei conta, devo ter falado em japones porque ela nao pareceu entender a razao que me levava as suas aulas.
4. A cereja em cima do bolo chegou quando ela me entregou o seu cartao de visita e la vinha escrito: GURU MARWA.
Pronto. O caldo entornou. E de que maneira!
Alguem que escreve, pela sua propria mao, o seu nome antecedido do termo GURU fica logo, para mim, posta a borda do prato.
Os verdadeiros GURUS nao precisam de se auto-denominar como tal. Os verdadeiros gurus nao se veem como GURUS.
Os verdadeiros GURUS SABEM que nao possuem um nome ou que o seu verdadeiro nome e' o SILENCIO (pois so ele exprime a ETERNIDADE).
Sai do estudio de Yoga meio cabisbaixa. A busca pelo instrutor de Yoga continua...de preferencia, alguem que saiba o suficiente para nao se assumir como guru e nao desdinhar a minha querida India e o Ganges.

No comments:

Post a Comment