Monday, January 24, 2011

Cairo, dia 24 de Janeiro, 2011



ARTISTA/PROFESSORA CONVIDADA DO WORKSHOP DE INICIACAO A DANCA ORIENTAL -dias 19,20 de Fevereiro

Iris


Bailarina, coreografa, professora e medicine woman (iniciada por Luz Clara nas tradições shamânicas Mapuche do Chile),
Iris dança desde os 13 anos, tornando-se profissional e investigadora de Dança Oriental aos 19 anos.
No seu caminho explora diversas linguagens na busca da expressão orgânica do seu Ser (dança contemporânea e moderna, Bharata Natyam, teatro, literatura).

Essencialmente foca a sua aprendizagem na Dança Oriental e suas tradições seculares: Dança Clássica Egípcia, Danças tradicionais folclóricas e rituais do Médio Oriente e Hatha Yoga, passando também por danças ciganas do mundo, Flamenco, Meditações estáticas e dinâmicas.
Estudando paralelamente praticas espirituais ancestrais como o Sufismo, filosofia védica, budismo e sobretudo paganismo, shamanismo e arquétipos do feminino Junguiano e de origens mitológicas diversas,
Sempre buscando a Mulher no seu aspecto mais simples e quotidiano, e ao mesmo tempo mais sagrado. Abordando corpo-mente e espirito de forma holistica e integrando-os como um todo, para que a força intrinseca de cada uma de nós possa manifestar-se em movimento, e sobretudo criar a dança permanente que é a vida a cada instante.

Ao longo do seu percurso acompanharam-na de forma marcante mestres como Shokry Mohamed, Yumma Mudra (Myriam Szabo) e Farida Fahmy, que inspiraram uma profunda aprendizagem simultaneamente ao nível técnico e humano.
Lecciona e estuda Hatha Yoga, tem também formação em Massagem Ayurvédica, Thai Yoga massage e Ayurvedic Bodywork, massagem de som e Doula.

Traz a Portugal artistas, orientadores espirituais e terapeutas de diversas tradições e locais do mundo como Shokry Mohamed, Myriam Szabo, Farida Fahmy, Mohamed El Sayed, Nur Banu, Eva Chacon, Annie Nganou, Fadua Chuffi, Paula Lena, Petia Yourtchenko, Helene Eriksen, Tarikavalli e Rosário Peinado, na área da dança, Luz Clara, Astrid Brinck, Ron Whitehead e Sarah E. Burkey nas áreas do desenvolvimento pessoal, e arte alternativa. Actua e lecciona em Portugal, Espanha, França, Marrocos e Holanda (Amsterdão). Tendo partilhado palcos com Myriam Szabo e as Salamantra, «Les Aminches» (França), «Ciganos d’Ouro», Eduardo Ramos, Paula Lena (Argentina), Hossam Ramzy, Jillina, Sharon Kihara (Bellydance Superstars).
Desenvolve um trabalho de pesquisa de movimento pessoal, baseado na integração de conceitos de Hatha Yoga, Meditação e arquétipos mitológicos na expressividade da Dança. Sentindo a Dança Oriental como um instrumento ímpar no desenvolvimento da expressão individual de cada Mulher e seu potencial criativo único.

A partir do Movimento, a Liberdade Absoluta torna-se uma realidade Concreta e transformadora.

No comments:

Post a Comment