Tuesday, January 7, 2014

"Tarab" - essa incompreendida Senhora

O "TARAB" é um tema recorrente e o centro de tantos enganos quantas as delícias que proporciona a quem a ela* tem acesso. Uso o feminino (ela*) porque, para mim, o fenómeno humano-divino do "TARAB" é essencialmente feminino ou nasce no seu ventre.


Já ouvi de tudo: que se trata de um estilo de dança, um estilo de música, um estilo de tretas e coisa e tal. Na verdade, é mais um estilo de VIDA e SENSIBILIDADE do que qualquer uma das historietas que se inventam por aí. Os músicos egípcios já falam nesta senhora há séculos - literalmente. Eles sabiam da qualidade que certa música possui de levar-nos até ao outro Lado* da Existência e dos efeitos embriagantes da mesma. A música, o amor, a dança e outras jóias têm sido - não por acaso - condenadas, suprimidas, arrastadas pela lama e quase aniquiladas pelos poderes (políticos) religiosos (que de religiosos nada têm). Existe uma razão clara para tal. Quando acedemos directamente à nossa dimensão divina* sem necessidade de intermediários, proibições, Bíblias, Toras e Alcorões, o perigo de sermos TOTALMENTE LIVRES e Humanos bate à porta dos senhores/as que se iludem na pretensão de um bem-estar ganho à custa do mal-estar e opressão alheios.


É aqui que entra o TARAB. Não, ladies and gentlemen, não é um estilo de roupa, música, dança, teatrada de mau gosto (punhos cerrados sobre o peito e cara de quem sofre de cólicas agudas); TARAB é tão somente a capacidade de ser RECEPTIVO (à vida, ao momento presente, ao nosso coração e alma, à música e aos Caminhos para os quais ela nos transporta). Trata-se de uma SENSIBILIDADE e ABERTURA que podem ser desenvolvidas e não de uma coreografia de vão de escadas para mostrar aos amigos.


Sei que o pessoal quer soluções fáceis e o "estrelato" (seja lá o que isso for) na palma da mão mas as REALIDADES são outras, bem diferentes e bem mais interessantes.
TARAB* é AMOR; é humildade; é entregar-se à loucura de SENTIR tão totalmente que nos acabamos por confundir com o AMOR. Menos que isso são batatas fritas de quinta categoria (escorrendo óleo e químicos homicidas).


Espero que tenha sido clara - por agora. ;)

No comments:

Post a Comment