Sunday, March 11, 2012




Ensinando/Relembrando Dança Oriental às maravilhosas Mulheres do Egipto.






O que acontece quando uma estrangeira - diz que sou eu - tem a ousadia de, não só dançar para egípcios e com egípcios mas também presumir que pode ensinar-lhes a sua própria dança?


Definamos o termo: prefiro a palavra RELEMBRAR porque, no fundo, as mulheres deste país carregam a memória genética e de alma do que foi e é, na verdade, a Dança Oriental.




Ainda bem que meti o medo no bolso e o coloquei a dormir com palavras mansas.


O workshop de Dança Oriental que dei, este Sábado, aqui no Cairo recebeu mulheres egípcias - maioritariamente - algumas estrangeiras. Eu esqueci-me que também sou estrangeira e tratei de ensinar-lhes tudo o que sei, de expência, estudo e alma. A sua reacção não poderia ter sido mais surpreendente e amorosa: completamente disponíveis e curiosas por aprender, estas lindas Mulheres entregaram-se à Dança como um pássaros que sonham VOAR há demasiado tempo.


Ganharam asas, as SUAS asas. Talvez aquelas que lhes pertencem mas que alguém lhes amarrou atrás das costas da ignorância.




Para mim, foi extremamente emocionante ver cada uma delas florescendo, conforme se movia e SENTIA*** a música no corpo.


"Temos de nos embebedar com a música e não ter vergonha do nosso corpo...também ele é divino e criador."


Elas entenderam-me, sentiram-se, assimilaram-me a mim e ao legado que pretendo transmitir-lhes.




Embora, como estrangeira, tenha passado pelo preconceito de quem julga que "bailarinas estrangeiras não sentem a música como as egípcias...parecem marionetas.Bonitinhas mas sem conteúdo algum e por aí fora....", a verdade é que - quando rodeada de mulheres egípcias - elas não me fazem sentir estrangeira mas uma delas, guiando-as em direcção a si mesmas.




Lindo demais verificar como uns simples pares de horas de introdução à Dança Oriental podem ter um efeito MÁGICO e TRANSFORMADOR em relação a estas lindas Mulheres.




A convicção de que esta Dança é um veículo saudável e urgente de REVOLUÇÃO da Mulher Egípcia persiste na minha mente, fortalecendo-se ao passar de cada experiência.


Através da aprendizagem desta Dança, estas Mulheres re-conectam-se os seus corpos, mentes, coração e alma, deixando de usá-los para atraír a atenção masculina mas para se sentirem bem com elas mesmas.




Através desta arte antiga, quase destruida e distorcida, elas começam a perder a vergonha das suas formas, da criatividade e sabedoria que o corpo encerra, do PRAZER a que têm direito, da alegria de DANÇAREM para si próprias sem querer agradar a quem quer que seja.




Novos mundos, força, criatividade e coragem se abriram, diante dos meus olhos, no decorrer do Workshop. Cada mulher, única. Cada flor, abrindo as suas pétalas ainda temerosas mas ávidas de sol e água.




O ambiente não podia ter sido melhor: em vez da competição e invejas entre mulheres, aquilo que conseguimos foi uma UNIÃO, camaradagem e AMOR à toda a prova. O poder que esta música e dança possuem sobre estas mulheres é MILAGROSO e perigoso para quem deseja mantê-las submetidas a um sistema patriarcal onde elas servem apenas para servir e procriar.




A missão expande-se para além dos limites que eu havia avistado, inicialmente. Já não são só os meus espectáculos por cá que contribuem para a DIGNIFICAÇÃO desta ARTE que amo mas também, de forma muito especial***, o trabalho específico com as Mulheres deste país, autênticos poços de potencialidades, inteligência, sensibilidade e força.




O que ficou, em mim, deste primeiro Workshop para as mulheres egípcias: um coração palpitante, entusiasmado, com propósitos renovados e reforçados. Mais um caminho de Luz...para o qual sou desafiada.


2 comments:

  1. Pena eu estar fisicamente tão longe...gostaria muito de experimentar esta sua dança..esta revolução! Lindo trabalho...senti-o por suas palavras. Parabéns! De coração para coração.
    Astrid Annabelle ....[Ma Jivan Prabhuta]

    ReplyDelete
  2. Querida Astrid,
    Se a vontade de estar comigo e com as Mulheres do Cairo existe, então - de certa ***forma - já estás connosco.
    Muito grata pela energia bonita que adicionas ao evento, sentida à distância física que nada de REAL separa.
    Continuarei trabalhando de coração para estas Mulheres (afinal, para mim mesma!)e relatando um pouco dos milagres daí resultantes.
    Abraços feitos de carinho, do Nilo~~~~~~~~~
    JoanaS.

    ReplyDelete