Saturday, March 3, 2012







Superstição linguística.












Para quem não me conhece profundamente (a maioria, portanto), a minha forma de escrever e falar - ambas coordenadas como os meus braços se coordenam com as pernas enquanto danço) pode parecer estranha, exagerada e até meio louca. Não renego nenhuma destas impressões, antes as incluo na lista das minhas qualidades/defeitos dos quais cuido com extremo cuidado e carinho.


Sou extremamente de TUDO. Supersticiosa, inclusivamente. Facto que não nega, mas reforça, o meu lado racional - ao que muitos gostam de chamar intelectual - e a minha compulsão por questionar o mundo (começando por mim mesma).



Assumo a minha superstição com as palavras e sinalização das mesmas. Assim sendo, aqui fica o registo do que significa, para mim, os pontos nos "is" de cada emoção que se anexa ao que digo/escrevo:




***Ponto final: .

O mais assustador, mas essencial, de todas as formas de pontuação. É o fim de algo. O bater da porta que não volta a abrir-se, um adeus para sempre, uma borbulha na cara naquela importante noite de espectáculo, a ilha no meio do oceano e o centro desenhado no umbigo das coisas. Tenho muito medo do ponto final, embora me force a usá-lo quando é preciso. Quando escrito, não se apaga mais. Na escrita e na dança como na Vida.




*Quando o ponto final se segue de uma mudança de parágrafo, significa um renascimento. Um novo ciclo que se inicia. Um amor recente ou nascente, uma viragem, a queda de um precipício. Se imaginarem bem do que se trata, sentirão esse caír assustador

.





.......................................(ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh......)

Som de aterragem.




*** Os dois pontos :

São dois olhos que observam, atentamente, o que direi a seguir. Tenho sempre cuidado com o que escrevo depois dos dois pontos porque me parece que um juíz está alerta, observando cada letra redigida. Esta é também a pontuação dos contadores de histórias e dos seus ouvintes. Os : são como pessoas sentadas à volta de uma fogueira, escutando o bardo com sua viola e contos de encantar. Rampa de lançamento, braços abertos, dois furos numa parede através dos quais alguém espia o que fazemos/escrevemos.

Um par de olhos que em nós se fixa. Cuidado, muito cuidado...




***Os pontos de interrogação ?

Um dos meus sinais favoritos porque expressa as dúvidas e indignações constantes que *quase me tiram o sono. Associo-o às crianças, aos loucos e aos marginais, sendo também uma posição de dança, uma mão ondulante com o pulso em forma de pontinho ?

Símbolo da Inteligência que tudo questiona e de tudo duvida. Assumir da ignorância que nos define.




***O ponto de exclamação !

Pelo qual sou conhecida, escarnecida, gozada, criticada. E como não se abuso tanto dele e com tanto gosto!!! Reflecte o meu entusiasmo natural, o fogo que trago em mim e a capacidade de me espantar com tudo e todos. Um excesso de pontos de exclamação !!!!!!!!! costumam ser sinal de excelentes tempos, de amores e paixões TOTAIS - que outros apelidam de "excessivos" - de risos, danças em noites de Verão e poses de flamenco ! no "tablao" da minha Existência.






*** As reticências ...


Outra imagem de marca minha. Amo as reticências ... como amo o INFINITO, o ESPAÇO aberto e o tempo sem tempo. Para mim, as reticências são o POTENCIAL contido no zero, as possibilidades todas do Universo. O silêncio, aquilo que as palavras são impotentes para exprimir, grãos de areia... e uma cama de pedrinhas mínimas onde se deitam amantes sinceros.

O mar ... e os entretantos, o sub-texto residente silencioso em cada palavra, o não-dito que grita mais do que o dito, o "para sempre", o amor expresso ao ouvido de alguém sem emitir som algum, um baque repentino que se estende em ternura, o olhar dos apaixonados. Este é, talvez, o meu sinal preferido e aquele em que mais exagero (adoro exagerar como forma de viver).


Por vezes, multiplico os ......................................................... para ampliar a magnitude e céu do sinal. Só os apanha, quem pode! Só quem olha para o céu vê os pássaros.




*** As aspas ""

Levo o peso, significado e consequências das palavras demasiado a sério para não brincar com elas. TENHO de brincar. Correndo-me nas veias o gene paterno do "gozo compulsivo", é natural que fale sempre meio a brincar e meio a sério. Raríssima a pessoa que consegue destrinçar um do outro. O meu lado de actriz complica as coisas, tornando o jogo das aspas """ ainda mais interessante.

Segundo sentido, ironia, sarcasmo e chuva de significados póstumos, assumidos no silêncio sobre a cabeça de determinadas palavras. As aspas podem redobrar ou triplicar o significado de uma só palavra e isso parece-me lindo. Compre um, leve um pacote de três. Economia do lar.



*** Ponto e vírgula ; , geralmente seguido por um parêntesis ;) que resulta numa pessoa sorrindo e piscando o olho.


É como quem ouve outra pessoa com uma expressão de empatia, desconfiança ou desafio. É também uma mulher que se está a maquilhar ;) e cujo risco do "eye liner" se desenhou apenas num olho. Não é o fim, nem a janela aberta do bardo que conta uma história. Fica entre os dois, meio morno. Por isso não sou fã dele. Gosto pouco de coisas mornas.


*** Embora não sejam sinais de pontuação, são expressividades que acrescento às palavras:

As letras ou palavras inteiras em maiúsculas

MARAVILHA, por exemplo.

Uso-as quando algo é demasiado importante ou nobre para ser expresso em letras minúsculas.


*Os diferentes tamanhos e tipos de letra misturados entre si. Aprecio o valor gráfico das palavras. Por isso, coloco suspiros em letras miúdas e excitações num tamanho maior.

Escrevo amor num tipo de letra que se pareça com a escrita manual de uma pessoa apaixonada e matemática com o tipo de letra de um "robot".


***A quantidade de sinais de pontuação que uso está relacionada com a Numerologia, sendo que o número 3 (!!!) é um dos meus preferidos, simbolizando a primeira manifestação da Criação.

....................................................................................................................................................










As superstições não se resumem ao uso das palavras mas, de forma mais profunda, ao que SINTO enquanto as escrevo pois desse sentimento saem as fadas que por aí se espalharão, chamando Vida para a minha VIDA!!!

No comments:

Post a Comment