Sunday, March 25, 2012





Lilith está de volta!






Tem de estar. O seu regresso é urgente.


Consoante assisto, dia a dia, ao acentuar de tendências ditas "religiosas" extremistas e o consequente crescendo de repressão, ignorância, bloqueios de toda a ordem, sei que a URGÊNCIA deste regresso a casa grita alto e a bom som.




As Mulheres egípcias, em particular, levam dentro de si um imenso POTENCIAL criativo que tem sido, uma e outra vez, calado, esmagado e assassinado sob a mão de uma sociedade desumanizada onde o PODER FEMININO é visto, assumidamente ou não, como um perigo à "ordem pública". O CORPO da Mulher é "haram" (proíbido por Deus), o movimento que ele produz é "haram", a voz da Mulher é "haram", a circulação da Mulher em locais públicos ou na presença de homens que não sejam os seus proprietários legais (pai, irmão ou marido) é "haram". Parece que a própria EXISTÊNCIA da Mulher é "haram". Incomoda. Assusta. Envergonha sabe lá "Deus" porquê.


Não é por acaso que a Vida me empurra, sábia e ironicamente, para o trabalho de Dança Oriental com MULHERES EGÍPCIAS. Tal aventura jamais me havia passado pela cabeça...o meu mundo é, predominantemente, masculino e sinto-me perfeitamente confortável nele.

Saindo da minha zona de conforto, ousando ir contra o sistema egípcio que cala e imobiliza as Mulheres, vejo-me feliz com a ousadia de ENSINAR DANÇA ORIENTAL EGÍPCIA às EGÍPCIAS e, nesse processo, aprender com elas.




Lilith renasce do subterrâneo de cada Mulher que encontro. Ela aparece, de cabeça fora das águas ancestrais do SENTIR feminino, quando colocamos o corpo em movimento da forma orgânica, transparente e LIVRE que a Dança Oriental nos ensina.

Em cada cara de uma Mulher egípcia, vejo a sombra de Lilith rindo às gargalhadas face à ignorância que arrasta o feminino para a mais criminosa passividade. Rio-me com Lilith, através destas BELAS Mulheres que se re-descobrem através da Dança Oriental. Vejo-lhes o corpo adormecido reagindo, em extâse, à música e os sentidos despertando do seu longo sono de condenado sem justa causa. Reparo no PRAZER redescoberto no próprio corpo de cada uma delas, na mente que se une à sua alma e da Alma que se confunde com o seu Corpo.




Lilith sente que é ESTA a hora de renascer das cinzas pois é no meio da mais completa escuridão que a Luz mais se necessita.



É com imenso prazer e honra que sirvo Lilith (em mim e nas Mulheres com quem me cruzo) e lhe dou a mão para que, uma vez mais, ela possa ser COMPREENDIDA, AMADA, VIVIDA.



No Egipto. Como no Mundo.

No comments:

Post a Comment