Sunday, March 25, 2012



Isadora.




“ Em música há três tipos de compositores: aqueles que compõem uma música académica, que buscam e dispõem, através do seu cérebro, uma partitura virtuosa e subtilmente efectiva que se dirige da mente aos sentidos. Despois estão aqueles que sabem traduzir as suas próprias emoções através do som, as alegrias e as penas dos seus próprios corações, criando uma música que apela directamente ao coração do ouvinte e que produz lágrimas pelas recordações que evoca (…).Por último estão aqueles que, inconscientemente, escutam com a sua alma algumas melodias de outro mundo e são capazes de expressá-la em termos compreensivos e agradáveis aos ouvidos humanos.






Do mesmo modo, há também três tipos de bailarinos: primeiro, aqueles que consideram a dança como uma espécie de habilidade de ginástica, composta de impessoais e graciosos arabescos; depois, aqueles que, mediante a concentração da sua mente, levam o seu corpo ao ritmo da emoção eleita , expressando um sentimento ou uma experiência recordada. E, finalmente, estão aqueles que convertem o seu corpo numa fluidez luminosa, rendendo-se à inspiração da alma.









Este terceiro tipo de bailarinos compreende que o corpo , forçado pela alma, pode converter-se num fluido luminoso. A carne faz-se luz e transparência, como se a víssemos através de raios X, mas com a diferença de que a alma humana é mais leve do que estes raios. Quando, no seu divino poder, possui completamente o corpo, converte-o numa nuvem luminosa em movimento e desse modo se pode manifestar em toda a sua divindade. (…)
Imaginem então um bailarino que, depois de largo estudo, devoção e inspiração, alcançou tal grau de compreensão de que o seu corpo é simplesmente a a manifestação luminosa da sua alma: o seu corpo baila de acordo com uma música escutada interiormente , numa expressão procedente de outro mundo, mais profundo. Este é o bailarino verdadeiramente criativo, natural mas não imitativo, falando em movimentos a partir de si mesmo e de algo maior do que todos nós.”
Isadora Duncan in : “A arte da dança e outros escritos”

2 comments:

  1. Sim, linda, é muito bonito...

    Obviamente que pertences a este terceiro grupo de expressão... danças a Alma!!

    Isadora foi uma pioneira que cortou com os passos clássicos de uma técnica coreográfica repetitiva.. foi uma criativa da Alma.. e, no final, o que fica como dádiva no Mundo, é sempre essa diferença que cada um trás, mas que nem todos chegam a expressar.. ;)

    Continua assim, igual a ti.. apenas e só!! E já é tanto.. e é TUDO!!

    Um abraço d'Almas, querida.

    Filó

    ReplyDelete
  2. Querida Filomena,
    Creio que carrego em mim o terceiro tipo de bailarino, sem dúvida. Nem é tanto mérito mas muito mais feitio. Não poderia ser de outra forma.
    É muito curioso como me revejo nas palavras de Isadora Duncan e como encontro nos seus apontamentos MUITO do que a Dança ORiental - como eu a vejo e pratico - traz consigo. É de encontros destes que se faz o crescimento do artista e da pessoa, indissociáveis.

    Abraços do Nilo~~~~ e Danças Felizes (espero que dances com frequência)...
    J.

    ReplyDelete