Saturday, December 31, 2011
Friday, December 30, 2011
José e Pilar - Amor
José Saramago (escritor português vencedor do Prémio Nobel da Literatura) e Pilar, jornalista e sua esposa.
Este vídeo é um excerto do filme realizado, de seu título "José e Pilar", antes da morte física do escritor.
O excerto que aqui fica está impregnado de imensa Beleza e Inteligência, ambos intimamente associados, ao contrário da opinião desatenta da maioria.
Fica aqui também a sugestão do livro, disponível no mercado português, que traduz muitas das conversas presentes no filme.
Um génio CRIATIVO pouco estimado pelo seu próprio país (acorda, PORTUGAL!) mas reconhecido pelo mundo. Saramago, sua mensagem literária e ideológica (pelas quais foi excomungado pelos poderes políticos portugueses) viverão para sempre na sua obra.
"Sou um escritor atípico. Só escrevo porque tenho ideias. Sentar-me a pensar que tenho de inventar uma história para escrever um livro nunca me aconteceu e nunca me acontecerá. Necessito de algo que me sacuda por dentro e que se me agarre com força para que eu entenda que ali há qualquer coisa para contar."
José Saramago
Tabu-Sol, 2008
Que façamos o que nos vai na ALMA. Que fique LÍMPIDO o que queremos SER e FAZER no mundo e que nenhuma das mil desculpas justifiquem que não O/NOS realizemos. Para quem QUER FAZER, os motivos para avançar são sempre maiores do que os motivos para permanecer estagnado.
Senão temos nada a dizer, então que seja no nosso SILÊNCIO que a REALIZAÇÃO tem lugar, prenha de ACÇÕES que tragam mais valias a este mundo.
É isso aí, Caio!
Os fins de ano, de ciclo, de etapas, de aventuras, de capítulos servem para fecharmos a casa e a limparmos de todo o lixo que pesa, cheira mal e não serve à nossa Felicidade e Enriquecimento.
Tudo e todos que não estejam em sintonia com o nosso AMOR, VERDADE, vontade de FAZER e SER coisas bonitas, que vão com o vento e que todos os Deuses os bendigam.
Limpar a casa, por dentro, é ESSENCIAL. Só assim se cria espaço para o que SERVE, o que traz FELICIDADe, o que ENRIQUECE. Este é o tempo, a ponte, a passagem de avião ou balão de ar ideais para isto.
Esvaziar, deitar fora o que não serve. E deixar entrar o NOVO, o BELO, o MAIS MADURO, MAIS PURO, MAIS TUDO.
Anotadíssimo na agenda mental e do coração. Para mim, para todos nós.
Brinquem muito, dancem, sorriam e riam às gargalhadas que a Vida é só AGORA. Sempre.
.
Thursday, December 29, 2011
Tuesday, December 27, 2011
Que do quotidiano ordinário possam extrair-se as mais raras pérolas.
Que do lixo se faça o novo, renovado, limpo, purificado.
Que do caos se CRIE a Ordem. Novas Ordens.
Que da dor se crie a ALEGRIA.
Que da lágrima se faça Oceano de risos profundos.
Que da morte nasça a VIDA.
Que do engano nasça o SABER.
Que da desilusão nasça o CONHECIMENTO.
Que da traição nasça a compaixão pelas fragilidades alheias (e nossas).
Que no negro se façam CORES nem existentes no arco-íris.
Que da escuridão se faça LUZ.
Que do erro nasçam novos horizontes, salto qualitativos e quantitativos da CRIAÇÃO humana.
Que da noite do desespero nasça o dia da ESPERANÇA.
Que do feio nasça o BELO.
Que da tristeza nasça a CELEBRAÇÃO.
Que de muitos "nãos" nasça o SIM que tudo cobre.
Que da VIDA, de tudo isto que navega entre o branco e o preto, nasça a DANÇA porque é isso mesmo que a DANÇA é: pura ALQUIMIA.
Monday, December 26, 2011
Sunday, December 25, 2011
Chet Baker: Every Time We Say Goodbye (From Let's Get Lost)
Genial Chet Baker.
Adoro o cantarolar perfeitamente encaixado em cada nota, como que embalado num "swing" que sabe onde devem caír todos os dós e os rés. O "jazz" que traduz esse jogo subtil da Vida, nunca sabendo onde tudo isto vai desaguar, a sensualidade de cada tom, meio tom - aparentemente perdidos - mas mais achados do que uma orquestra filarmónica cujos ensaios duraram o ano inteiro.
Gosto do inesperado do vídeo, da ausência de pretensiosismo de Chet Baker cantando como se estivesse cozinhando na sua cozinha, numa manhã calma de Domingo.
E gosto tanto E SEMPRE de TALENTO. Deste. De muitos outros.
Saturday, December 24, 2011
وهلأ لوين؟ Where Do We Go Now - Official Trailer
Nadine Labaki, actriz, escritora e directora de cinema libanesa, já me tinha como uma das suas grandes admiradoras. Difícil resistir a tanto talento, inteligência e bom gosto!
Agora as comportas desta barragem de águas emocionais rebentaram de todo com o seu último filme "Where do we go now".
Para mim, temos FILME para durar e dar que falar pelo mundo inteiro. Bem o merece.
Definição de obra de ARTE: algo que nos toca no coração e na alma, alterando a visão e/ou consciência que temos de nós mesmos e do mundo. Missão cumprida.
A não perder!
Enquanto uns nos empurram para a escuridão, o Universo providencia OUTROS que nos empurram, doce e maternalmente, para a LUZ.
Friday, December 23, 2011
Judy Garland - Have Yourself A Merry Little Christmas
Doçura TOTAL.
Judy Garland, criando clássicos, como fez em toda a sua brilhante carreira.
A magia do Natal, daquela que só nasce dentro de nós.
Dedicado a todos os meus amigos, fans, família biológica e de alma (espalhada pelo mundo), pessoas que me apoiam condional ou incondicionalmente, também dedicado aos que magoam e desiludem porque esses também são meus mestres e me impulsionam das formas mais ESSENCIAIS e ELEVADAS.
Por todo o AMOR e PROSPERIDADE recebidos até hoje e desejando que TUDO isto de MARAVILHOSO se multiplique - para mim e todos nós - em 2012.
"Have yourselves a Merry little Christmas..."
Até já, 2012!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
à Branca de Neve:
"Agora vai e VIVE."
Com o conhecimento (maçã), com a consciência (maçã), com o amor puro (maçã), com a paixão de estar VIVA (maçã), com a ousadia de questionar e não te cristalizares em certezas ocas (maça), com a VONTADE de errar e aprender, experienciar e EVOLUÍR (maçã), com a coragem de SERES tu mesma (maçã), com a lucidez para entenderes que Divinos somos nós todos (maçã) e que o Amor-Deus nunca está fora de nós (maçã).
Vai e vive...
Thursday, December 22, 2011
O Natal é sempre que nós quisermos.
Quando saímos da nossa zona de conforto, como tenho feito nos últimos anos, encontramos o ESSENCIAL e aprendemos a reconhecer o acessório, aquilo que não merece a nossa atenção-energia.
Só experienciando a escuridão se pode SENTIR o que é a LUZ.
Desejo um Natal feliz para todos, indepedentemente das circunstâncias que os rodeiam, da sua religião ou credos de qualquer espécie.
O meu Natal será passado a trabalhar, incessantemente, a projectar com a mente e com o coração TUDO o que quero ver MATERIALIZADO na minha vida, HOJE e AMANHÃ.
Bacalhau e farófias cá em casa, a sombra de uma árvore e de um presépio imaginados com pureza e alguns amigos chegados que nem sequer são cristãos. Um Natal imperfeito, mais que perfeito, se nós assim o soubermos SENTIR.
Paz, compreensão, AMOR e fé para todos...
"Nobody puts baby in the corner"...
(citação famosa do filme "Dirty Dancing")
Ah, pois não, que não põem.
Se a baby não quiser meter-se na cama com o baby, encostam-na à berma do prato e só uma perseverança e um geniozinho DAQUELES a tira de lá.
Bem...se a cena da Dança Oriental no Cairo já era uma máfia de chulos e prostitutas disfarçados de estrelas glamourosas e seus "maridos", então agora...digo: "Take a walk in the wild side". E eu que nem estou NADA, mas NADA habituada a lidar com todo o tipo de cobras e lagartos. Então não estou!
Teimosamente, arrogantemente (vá lá, faço o gostinho ao dedo de tantos que insistem em chamar-me arrogante sem, ao menos, me conhecerem), digo:
"Queridos babies, esta baby (moi memme!) não dança em troca de cama que isto de uma mulher se deitar com monstros das bolachas não é para mim.
Queridos babies, embora boicotem e me queiram castigar pela ousadia de não me prostituir, terão de preparar-se para uma baby que nunca diz que não a um desafio.
Queridos babies, olhem-se ao espelho e reparem que nem todas as mulheres fingem apreciar Frankensteins com dinheiro em caixa em troca de dinheiro e favores profissionais.
Queridos babies, acreditem: "nobody puts THIS baby in the corner."
Tenho dito (desculpa aos babies que não falam inglês e lêem este blogue, amanhem-se com a tradução).
Tuesday, December 20, 2011
Pablo Alborán con Carminho - Perdóname (Video Lyric Oficial)
Portugal e Espanha, ambos correndo-me nas veias do coração.
Uma voz apimentada com Flamenco de Espanha e a Carminho, há muito a minha fadista actual favorita, juntos numa canção tão simples quanto bela.
Coisas destas pacificam a Alma, desintegram o caos e assim o organizam em jardins flutuantes de pura cor e amor.
Lindo DEMAIS!
Das manipulacoes e outras crueldades subtis.
Monday, December 19, 2011
Sunday, December 18, 2011
Chegada ao Cairo...................
Entre notícias bombásticas, fervores revolucionários poucos esclarecidos, conflitos que distraem da VERDADEIRA razao para a Revolucao egípcia, esperancas e medos relativos ao fututo deste país, cheguei a casa.
Daqui só Deus sabe o que sairá porque a REALIDADE pode ser vista e vivida de tantas formas e a imaginacao é a arma dos guerreiros que jamais se deixam abater por montanhas demasiado altas e nuvens escuras no horizonte.
A Danca Oriental fica assim, pairando nesse limbo indefinido entre o que é e o que dela querem fazer.
Seja como for, ela sobreviverá porque a VERDADE nao morre por mais que a queiram esmagar, mal dizer, mal usar, limitar, proíbir, matar. O que é nao morre.
Amen!
Thursday, December 15, 2011
The "Masters of The World" explained...
Exercitando a capacidade de SER-se Inteligente.
O mundo está em mudança porque atingiu o cúmulo da injustiça, dos resultados da ambição louca e desmedida, da ganância de poucos que possuem a ilusão que o dinheiro e o poder os tornarão felizes ou/e eternos.
O mundo está em mudança porque Nós, os seres HUMANOS, estamos em mudança. Muito mais do que pensamos se encontra nas nossas mãos.
Proponho, para 2012, o Grande Salto.
Mais uma vez, o meu Natal será atípico.
Estarei no Cairo, trabalhando, sendo feliz como sei e posso mas sem árvores de Natal, família de origem, presentes, menino Jesus nas palhas deitado, presentes à lareira. Acima de tudo, sei que todas essas coisas estão dentro de mim e se traduzem num calor que não se apaga, bem no fundo de mim.
Porque Natal é mesmo quando um Homem-Mulher quiserem.
Desejando um Natal FELIZ a todos, independentemente da religião que professam que isto de celebrar o AMOR não se limita a simplistas catálogos sociais e/ou políticos.
Feliz Natal para os cristãos, os muçulmanos, os ateus, os budistas, os hindús, os judeus, os agnósticos, os que acreditam em tudo e em nada, os que andam à procura sem saber o que encontrar e os que encontram sem procurar.
Feliz Natal aos homens, mulheres e hermafroditas. Aos heterossexuais, homossexuais, bissexuais e todos os "intermédios" a quem as sociedades ainda não conseguiram classificar.
Feliz Natal aos mais iluminados e aos que ainda estão bem fechados nas suas próprias trevas.
Feliz Natal aos amigos e aos inimigos.
Feliz Natal ao mundo que tanto precisa de entender que só existe uma RELIGIÃO: a do AMOR.