Monday, December 5, 2011


Nota para quem Dança (eu incluída)...
Distanciar-me de uma forma "comercial" de vender a Dança Oriental tem o seu preço. Esse fenómeno de pagar alto por querer fazer tudo à minha maneira e com a qualidade que sempre exijo de mim mesma não me é estranho. Faz já parte de mim de tão presente e familiar.
Quanto mais conheço de Dança Oriental e de Arte, em geral, concluo que se trata de uma BUSCA incessante para chegar ao tesouro proclamado por tantas formas de Saber antigos: O coração.
Anda-se às voltinhas, inventam-se passos e combinações, fala-se e pesquisa-se (os que o fazem!) e o SEGREDO reside, afinal, em encontrar os caminhos que vão dar ao nosso CORAÇÂO. Nesse território misterioso mas tão nosso existem fios mais valiosos e belos que todos os diamantes e ouro do mundo. Esses fios ligam o nosso coração ao coração dos outros e é só nesse momento que nasce a ARTE.
Dançando, coreografando, ensinando, actuando em palco...todas formas de entrar no labirinto mágico que me levará à Grande Arca do Tesouro: o meu coração. A forma como se caminha até lá chegar define o eventual sucesso dessa empresa. Quem procura com a mente, nunca lá chega. Distraídos com vaidades, pretensões e outras formas de poluíção, não chegam a tocar o MAR.
Quem consegue penetrar na mais fina camada de pele da sua própria alma tem mais hipóteses de lá chegar, percebendo - quando a caminho - que os prazeres da busca incessante são, em si, suficientes para acender todas as velas do Universo.
Desses prazeres do caminho se chega mais perto de Deus, de nós, do CORAÇÃO que transformará uma simples sucessão de movimentos em ARTE que transforma o mundo sem agredir, sem dominar, sem querer ser mais que ninguém, sem destruír.
Apenas com AMOR................................
P.S. Pergunto-me como é possível que algumas "religiões" e ignorantes considerem a Dança Oriental como "haram" (proíbido por Deus).
Como é possível que o ódio a si mesmos lhes ensine que o corpo que dança cai em pecado quando o corpo que DANÇA, na verdade, se eleva e se une com a dimensão Divina presente dentro de cada um de nós?!

No comments:

Post a Comment