Wednesday, December 14, 2011


Lições de DANÇA:


" Começou a segunda lição de dança da senhora Ba.
Acredito- disse a senhora Ba - que há danças para a alegria e há danças para a tristeza, e eu não percebo porque razão as pessoas só dançam na alegria.
Acredito que se deviam ensinar nas escolas danças para dançar nos momentos tristes.
E a senhora Ba disse ainda:
Uma coisa boa deve servir-nos, tanto para a alegria como para a tristeza, e a dança é uma coisa boa.
Pegaram na dança de um só lado como se pega num objecto - disse a senhora Ba.
(...) A dança é uma máquina que funciona para os dois lado. É uma folha branca.
(...)
Só aprendemos a dançar quando estamos alegres.
Na minha opinião - disse a senhora Ba, tentando animar-se - isto é um grande desperdício de material.
Aqui vai um bocadinho de tristeza, só um bocadinho.
(e a senhora Ba dança)
Muito obrigado - diz a senhora Ba - muitíssimo obrigado pela atenção.
-O meu corpo - continuou a senhora Ba - tem músculos destinados à tristeza e músculos destinados à alegria. Se eu só danço para um único lado, há músculos meus que se atrofiam, ficam magros e fracos, até que desaparecem, evaporam-se do meu organismo. E eu, por mim, não quero que nenhum músculo se evapore do meu corpo. Gosto deles todos. São como filhos. São máquinas produtoras de movimentos.
-Os meus músculos são uma mistura bem grande de produtos químicos e biológicos: como o magnésio, o cobalto, o ácido ribunocleico, o oxigénio por todo o lado (estou a brincar) e ainda outras coisas mais que andam por dentro do corpo e que, por não lhes conhecermos ainda a fórmula química exacta, lhes chamamos - a essas coisas estranhas, no seu conjunto - alma."
Crónica escrita por Gonçalo M. Tavares, publicada na revista "Pais e Filhos"

No comments:

Post a Comment