Friday, December 9, 2011


Companhia Nacional de Bailado portuguesa apresenta
"Romeu e Julieta", composição de Prokofiev baseada na obra homónima de William Shakespeare (Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa)
Já tenho os bilhetes em riste, quase tão felizes quanto eu. Destes - e de outros! - alimentos VIVE uma Artista. Comer e beber de outras formas de Arte, que não a minha, fortalece-me e inspira-me imensamente.
O Ballet clássico faz parte da minha formação, infância, bases mais enraízadas e creio que jamais deixará de fazer parte da minha Vida mas agora sei como usá-lo e de que aspectos posso aprender e que outros aspectos dispensar.
Entusiasmada por saber que vou ver mais uma versão da minha obra musical preferida para Ballet Clássico. Prokofiev conseguiu, a meu ver, traduzir em SOM todos os momentos chave e personalidades contidos na obra dramática de Shakespeare. Não se trata apenas de uma obra livre, independente do texto original. Consegue ser uma LEITURA musical fiel a esse texto, chegando a sublimá-lo, elevá-lo a instâncias ainda mais altas do que as palavras poderiam alcançar. Porque a música voa mais alto do que as palavras. É da sua natureza, esse Voo.
Curiosa também por ver como alguns dos nossos melhores bailarinos clássicos "agarrarão" uma obra que sinto como um desafio imenso para qualquer artista.
Ana Lacerda no papel de Julieta será uma surpresa, não duvido. O papel de Julieta (uma rapariga jovem, na peça original) interpretado por uma bailarina de idade biológia madura, já fora do "casting" previsível para esta personagem.
Onde irá Ana Lacerda buscar a leveza, o jogo, a frescura e inconsequência da Julieta? Quero ver, com muito entusiasmo e paixão.
Amanhã, WORKSHOPS no PORTO. Feliz também por isso. Como o SOU por TUDO.
Amén, Haleluia!

No comments:

Post a Comment