Saturday, November 13, 2010



Cairo, dia 13 de Novembro, 2010




Olhar egipcio...


Como sera possivel que o olhar fixo da mulher egipcia consiga ser pior e mais prejudicial do que o olhar fixo do homem egipcio?!
Os homens fixam o olhar com desrespeito, assedio sexual e curiosidade mas as mulheres egipcias fixam-no com inveja, pensamentos negativos de cobica e odio. Para mim que nao costumo olhar para o jardim do vizinho do lado, tudo isto me parece terrivelmente perturbador.
A reaccao das mulheres egipcias mais velhas e' um pouco mais benevola, regra geral. Elas ja nao se consideram em competicao comigo pela atencao dos machos
(machos, machos...hhuuummmm....ma non troppo...macho e' um termo muito discutivel, tanto por ca como pelo Ocidente...onde andam eles, os verdadeiros MACHOS??? Talvez vestindo saias e pintando os labios de vermelho!).
As mulheres egipcias da minha geracao ou ate mais novas lancam olhares mortiferos, fixos, sem timidez de serem apanhadas no processo mesquinho da inveja. Parece que, culturamente, querer aquilo que a OUTRA possui de belo e bom e' tao natural e comum como o desejo de casar e ter flihos (objectivo prioritario para a maioria das mulheres egipcias e arabes).
No Ocidente, a inveja existe (se existe!) mas nao e' culturalmente aceite como algo normal. No Egipto, tudo de negativo na psique humana parece ser normal.
Quero aquilo que tu es, tens, amas... como um jogo perverso de criancas que lutam pelo mesmo boneco sem sequer gostar muito dele. E' so porque a OUTRA o tem...
Esta manha fugi de mais um desses olhares fixos de uma mulher que treinava no ginasio ao meu lado. Ela parou e ficou ali a olhar para mim durante o que me pareceu uma eternidade com uma intensidade e uma maldade que os homens nao possuem. Senti-me mais incomodada do que se tivesse sido um homem a assediar-me...bizarro, deveras bizarro!
Considero seriamente virar-me para o lado da Brigitte Bardot e adoptar a companhia amorosa dos animais, renunciando a este lado humano da existencia que mais me parece - na maioria dos casos - uma camara dos horrores.

No comments:

Post a Comment