Monday, November 29, 2010

Cairo, dia 29 de Novembro, 2010

Democracia " a la egipciana"!

Estamos em altura de eleicoes no Egipto e as fotos fantasmagoricas dos candidatos eleitorais povoam toda a cidade, deixando-nos com paisagens deprimentes de homens com calos na testa (para atestar a sua devocao religiosa - calo na cabeca indica alguem que reza pia e frequentemente, batendo com a dita cuja no chao, dai o respeitoso calo!) e um mais feio que o outro.

Juro que parecem fotografias de obituarios ou pior...em vez de dizerem o que deveriam:
VOTE EM MIM porque sou de confianca e honestidade!
Dizem:
VOTE EM MIM senao vou la a sua casa e mato a familia toda a machadada!

Ou entao, em alternativa:
VOTE EM MIM porque eu, coitadinho e desgracadinho tambem, ja faleci e mereco uma boa homenagem. Elejam-me post mortem e ganhem um lugarzinho seguro no ceu (e uma geladeira ai na terra).


Ooohhh.....

Assustador...quem serao os fotografos que produzem estes desastres da imagetica universal?!

Depois chega o fenomeno fantastico dos subornos a descarada.
Consta que, em cada freguesia (e sao muitas no Cairo!), os candidados oferecem dinheiro a quem neles votar. Outros oferecem electrodomesticos (parece que esta cena me e' familiar...afinal Portugal e o Egipto sao mesmo irmaozinhos e nao e' so no passado arabe que partilham) e cheques chorudos de subornos a esta e aquela loja para convencerem os clientes a votar em fulano e sicrano. Ao contrario do que sucede noutros paises em que a corrupcao existe mas ainda nao foi socialmente aceite, no Egipto tudo isto se pratica a luz do dia sem o minimo pudor.

Esta tudo em suspense para saber os resultados das eleicoes. Serao, indubitavelmente, os que deram mais dinheiro ao pessoal ou batedeiras electricas la para casa...

Por mim, desde que tirem o raio das fotografias traumatizantes das paredes da cidade, estou feliz com qualquer um dos candidatos/aparentes psicopatas/fantasmas.
Afinal, sao todos farinha do mesmo saco e seguem a mesma marca sagrada na cabecinha e, alas, a mesma generosidade corrupta que tanto mina o meu querido Egipto.

Seja como for e ganhe quem ganhar, que tirem as fotografias das paredes porque eu ja comecei a ter pesadelos com estes candidatos eleitorais...

No comments:

Post a Comment