Tuesday, November 16, 2010



Cairo, dia 16 de Novembro, 2010




Honrando os meus mestres




Na Danca Classica Indiana existe uma reverencia merecida aos Mestres que passam o conhecimento desta arte milenar geracao a geracao.


Quando em palco, a bailarina bendiz e agradece o chao que pisa, o Mestre que lhe passou aquele conhecimento e habilidade e Deus.


No meio da Danca Oriental, tende a fazer-se o contrario.


Ja perdi a conta aos muitos alunos a quem ensinei (e que de mim colheram ensinamentos que usam ate hoje como base de tudo o que fazem ou ate tentativas de copiar-me) e que ignoram o meu nome, jamais mencionando que aprenderam comigo.


Triste e revelador do dominante nivel humano em que esta Danca Magica se encontra embora tambem existam muitos outros alunos que, ate hoje, me acarinham e reconhecem pelo que lhes ensinei e com eles partilhei. Uns compensam pelos outros.:)




Eu agradeco os ensinamentos de muitos professores e de tudo e toda a gente que me deu LUZES importantes para aprender a DANCAR e crescer.


Entre os muitos que me ensinaram, eis os que destaco por diferentes razoes:




1. Prisca Diedrich


A pessoa que me deu a primeira aula de Danca Oriental quando eu nem sabia do que se tratava (ter chegado como uma folha em branco, pelo menos naquilo que estava consciente em mim, foi uma bencao).


Com ela fiz a primeira aula e workshop.Com ela aprendi a simplicidade, o aroma original, a leveza e poder curativo desta arte ancestral.


Gostava de poder reve-la, agradecer-lhe pessoalmente e abraca-la.




2. Shokry Mohamed


Outro grande marco na minha vida. Foi o professor com quem eu estudei continuamente enquanto vivi em Madrid (preparando-me para ser actriz!).


Foi ele quem me suspirou ao ouvido que eu seria uma grande bailarina. Eu nao acreditei e ri-me...quanto sabia o Shokry!


Foi tambem com ele que eu viagei ate ao Egipto pela primeira vez. Conhecer o Cairo atraves dos olhos do meu querido professor revelou-se um irresistivel iman que, pouco mais tarde, me levaria a mudar-me para o Egipto...and the rest is history! :)




3. Mahmoud Reda


Pouquissimos comentarios em relacao ao meu amigo, professor, companheiro de sessoes
Gene Keelyanas (o termo foi agora inventado para os amantes inveterados de Gene Kelly) e tanto mais.


Ensinou-me todo o folclore egipcio, coreografia, tecnicas de palco, humildade e generosidade totais. Que mais pedir?


Alem de tudo e acima de TUDO, rimos juntos como ninguem e dancamos pelas ruas de Inglaterra de braco e sorriso infantil nos labios.


O meu marco essencial. Minha inspiracao e carinhoso amigo.




4. Souhair Zaki


Bailarina egipcia (a melhor de sempre, para mim) famosa nos anos 60,70,80s.


Foi com ela que eu me emocionei de verdade ao ver dancar esta misteriosa arte incompreendida.


Com ela aprendi o PODER da delicadeza, da ALMA, do AMOR sincero que se desprende dos movimentos. Aprendi a magia dos olhos fechados em si mesmos quando o silencio dancado diz tudo o que a musica jamais poderia dizer.




5.Md. Raqia Hassan




Criadora do Festival Mundial de Danca Oriental AHLAN WA SAHLAN.


Foi atraves dela que eu conheci os melhores bailarinos e professores do mundo e que tomei contacto com o estilo egipcio moderno. As suas coreografias continuam a fazer avancar aquilo que se faz em termos de Danca Oriental um pouco por todo o mundo.




Foi tambem atraves do seu evento que me chegou esse primeiro impulso de deixar tudo para tras e me lancar ao desafio do EGIPTO.


Mais recentemente, ter recebido o convite para encerrar o ja citado Festival e ensinar na sua proxima edicao constitui tambem o coroar de esforcos, talento e vitorias alcancadas para mim.




No comments:

Post a Comment