Thursday, November 25, 2010

Cairo, dia 25 de Novembro, 2010

Eu, egipcia?!

E eis que apanhei, uma vez mais, os gerentes do NILE MAXIM vendendo-me ao publico com uma autentica bailarina egipcia. Produto nacional. Coisinha linda ca da terra, pois claro!

Termino os meus espectaculos da matina (oh, tortura...e muita, muita camera fotografia apontada aos meus olhos sonolentos) e saio do "NILE MAXIM" onde me misturei com parte do publico que ainda estava a evacuar o local.
Eu de oculos escuros e roupas "normais" devo parecer outra pessoa completamente diferente porque a maioria das pessoas nao me reconhece e, assim, escuto os comentarios espontaneos sobre o meu espectaculo e sobre mim.

Espia, bailarina "under cover" por momentos de pura delicia (adoro escutar os comentarios quando ninguem sabe que e' de mim que estao a falar!).
Um grupo comentava com o gerente como o espectaculo tinha sido maravilhoso e como eu era isto e aquilo (coisas extremamente simpaticas e de apreco ao meu talento :) ) e perguntava-lhe se eu era brasileira, cubana, entre outras nacionalidades que atirou ao ar.

O gerente nao teve meias medidas e respondeu:
-Nao, nao...a Joana e' EGIPCIA!

Ohhh...nao foi a primeira vez que me "venderam" como produto nacional mas , ao contrario do que sucedeu em ocasioes passadas, nao me contive e intercedi:

- Nao, desculpe. Parece haver um engano.Eu nao sou egipcia, sou portuguesa!

O gerente ficou petrificado e o rapaz que o estava a questionar pasmado mas eu senti-me, subitamente, orgulhosa de poder dizer "SOU PORTUGUESA".
Nao e' que seja especialmente nacionalista ou apegada a patria. A minha terra e' o Universo, nem sequer me restrinjo ao planeta Terra mas - por alguma razao que a Razao desconhece - senti um orgulho e gozo especial em nao me deixar "vender" por egipcia.

Portuguesa, sim senhor. Com um aroma a Espanha porque la passei belos tempos de infancia e a ela sempre estive ligada mas...PORTUGUESA.
De egipcio terei...hhhmmmm..... o amor a esta danca, talvez... uma tendencia para o prazer ludico da vida, uma ansia de CELEBRAR tudo e nada mas...ainda assim, PORTUGUESA!

Com muito orgulho.

1 comment: